paintballrs
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Últimos assuntos
» Formatação da Documentação
Curso de CQB - Página 2 I_icon_minitimeQui Set 01, 2016 11:24 am por Hound

» COMPRA DE MARCADOR EM PORTO ALEGRE
Curso de CQB - Página 2 I_icon_minitimeSex maio 22, 2015 2:21 pm por Fernando Marcon

» Compro kit stock/front sights para X7
Curso de CQB - Página 2 I_icon_minitimeQua maio 21, 2014 9:01 pm por Baptista

» Foregrip X7
Curso de CQB - Página 2 I_icon_minitimeTer Fev 04, 2014 3:16 am por Baptista

» Novato de Porto Alegre
Curso de CQB - Página 2 I_icon_minitimeTer Jun 04, 2013 12:25 pm por guerra

» EVENTO 2 EM 1 (CENARIO E R.A) IMBÉ - 07/04/2013 - PRÉVIA
Curso de CQB - Página 2 I_icon_minitimeTer Mar 12, 2013 4:35 pm por Admin

» Táticas básicas Militar "101S"
Curso de CQB - Página 2 I_icon_minitimeQui Mar 07, 2013 5:55 pm por Admin

» Reborn e áreas de segurança
Curso de CQB - Página 2 I_icon_minitimeDom Fev 24, 2013 7:48 pm por Admin

» MARCADORES CAMO SONHO DE CONSUMO
Curso de CQB - Página 2 I_icon_minitimeSeg Fev 18, 2013 8:11 am por MAYCONN ANDRADE

abril 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930     

Calendário Calendário

Votação

Curso de CQB

+12
Guilherme T. F.
newtonfinato
Molina
joão leal
Gilnei Gurkha
Chue
jniche
Bernardo Loss
Ratto
Mahkis
Broxah
Diogo Pereira
16 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Curso de CQB - Página 2 Empty Curso de CQB

Mensagem  Diogo Pereira Qua Set 21, 2011 9:40 am

Relembrando a primeira mensagem :

Curso de CQB

O que é:
Combate em Ambiente Fechado, o CQB é a principal técnica de invasão tática hoje em uso nas unidades policiais de elite de todo o mundo, como: SWAT, GSG9, GATE, GOE, entre outras, tudo aplicado ao Paintball.

Os objectivos deste curso:
- Iniciação no CQB voltado para Paintball
- Desenvolvimento do raciocínio rápido numa táctica de CQB
- Movimentos dinâmicos e continuos
- Eficiência de tácticas nas mais diferentes situações

Instrutor:
O curso será ministrado pelo BROXAH, que já tem no currículo 4 participações em cursos na área de CQB.

Turma:
A turma será composta por 10 alunos, que terão a iniciação a CQB direcionada para Paintball, estes alunos deverão levar seu equipamento ( Marcador, Máscara, colete tático, Pods táticos, Joelheiras, munição, etc)

Local e data:
Ainda a definir pelo instrutor, o curso terá a duração de 1 dia, onde ao final terá um jogo para prática das técnicas.

Investimento:
Apenas 1 caixa de munição, onde será usada no próprio curso.

Aguardo confirmações no próprio tópico, ou pelo email diogo@preconcretos.com.br

Abraço galera


Última edição por diogopp em Qui Set 22, 2011 7:59 am, editado 1 vez(es)
Diogo Pereira
Diogo Pereira
CORONEL
CORONEL

Mensagens : 809
Pontos : 15124
Data de inscrição : 26/05/2011
Idade : 41
Localização : Porto Alegre

Ir para o topo Ir para baixo


Curso de CQB - Página 2 Empty Re: Curso de CQB

Mensagem  Diogo Pereira Seg Set 26, 2011 9:40 am

jniche escreveu:
joão leal escreveu:
jniche escreveu:
BernardoLoss escreveu:
diogopp escreveu:Grande Broxah

Kra...eu toparia, só temos que fechar uma turma e char um local, pois eu sou muito interessado em aprender mais sobre.

É muito interessante!! Diogoo, eu pilho meu bruxo!!
Nos estavamos pra fezer um basico com o pai do João aqui em viamão. mas ainda não conseguimos uma data especifica. Saindo, aviso o pessoal...
olha o curriculo do cara:
Instrutor de Armamento e Tiro – Centro de Treinamento Acosta; Curso de Noções de Equipamentos Não Letais – Centro de Treinamento Acosta, Curso de Atualização de Agentes de Segurança da Justiça Federal (G.E.S.) – Ministério da Justiça – Departamento de Polícia Rodoviária Federal; IV Treinamento Integrado das Forças de Segurança Pública - POLÍCIA FEDERAL; Estágio de Técnicas de Entrada em Ambientes Confinados, Decisão de Tiro, Busca e Localização de Artefatos Explosivos – GATE - GRUPO DE AÇÕES TÁTICAS ESPECIAIS DO BATALHÃO DE OPERAÇÕES ESPECIAIS DA BRIGADA MILITAR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL; Curso Básico de Inteligência – ESTADO MAIOR DA BRIGADA MILITAR – PM2 - BRIGADA MILITAR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL; Curso de Pronto Socorrismo e Direção Defensiva e Evasiva; Curso de Proteção a Dignitários; Curso de Formação de Agente de Segurança da Justiça Federal de 1ª Instância do RS; Curso Pistol Stress Course – HSS International – Law Enforcement & Military Live Fire com Frank Mainzinger, pertencente ao Grupo Policial Tático Alemão GSG9; Curso Tatical Hand Gun – Uso de Pistola em Situação de Risco – Escola Thompson de Tiro; Curso de Técnicas Israelenses Anti-seqüestro e Proteção de Executivos - UZIL Centro de Treinamento e Consultoria de Segurança S/C Ltda – Sistema Israelense; Curso de Formação de Brigadista de Incêndio – ESCOLA DE BOMBEIROS DA BRIGADA MILITAR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (26/11 a 29/11/2001); Curso Extraordinário de Defesa Pessoal e Manuseio de Armas – SECRETARIA DA SEGURANÇA PÚBLICA - POLÍCIA CIVIL - ACADEMIA DE POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL; Curso de Qualificação Profissional de Segurança Interna – PETROBRÁS – PETROLEO BRASILEIRO S.A.; Instrutor de Segurança Institucional da Justiça Federal; Instrutor do 3º Curso de Reciclagem anual para Agentes de Segurança – Turmas A e B – Justiça Federal/RS; Instrutor do 2º Curso de Reciclagem anual para Agentes de Segurança – Turmas A e B; Instrutor do Curso de Realinhamento de Procedimentos do Grupo Especial de Segurança/JFRS;

E ai Galera!! Pessoal, o João que o Jader cita sou eu. Filho do Instrutor apresentato via curriculum acima e Empresário do Ramo de Segurança. Estamos com uma proposta para desenvolvimento e aperfeiçoamento do Esporte aqui no Rio Grande do Sul, desenvolvendo cursos que vão do mais básico (noções de grupo e equipe, noções de Segurança, deslocamento tático e outros) até o profissional (Invasão Israelense, Invasão Americana, trem de formação, CBQ e por ai vai). Estou reunindo o pessoal interessado. Para maiores informações me contatar pelo celular (051) 85399335. Relembro que, as instruções passadas, são adaptadas a realidade do Paintball e não são as mesmas que nós passamos em nosso cursos para o pessoal da àrea de segurança.
Qualquer dúvida me procurem.

Abraço!
João Leal
Estamos nessa...

Idem
Diogo Pereira
Diogo Pereira
CORONEL
CORONEL

Mensagens : 809
Pontos : 15124
Data de inscrição : 26/05/2011
Idade : 41
Localização : Porto Alegre

Ir para o topo Ir para baixo

Curso de CQB - Página 2 Empty Re: Curso de CQB

Mensagem  Diogo Pereira Qui Set 29, 2011 4:55 am

Como está nosso curso...7 inscritos???
Recebi mais um por email...

8 já não podemos finalizar? ou esperaremos fechar 10???

Grita aí Instrutor Broxah.

Abraço
Diogo Pereira
Diogo Pereira
CORONEL
CORONEL

Mensagens : 809
Pontos : 15124
Data de inscrição : 26/05/2011
Idade : 41
Localização : Porto Alegre

Ir para o topo Ir para baixo

Curso de CQB - Página 2 Empty Re: Curso de CQB

Mensagem  Ratto Qui Set 29, 2011 7:38 am

Blza, no aguardo, só marcar.
Ratto
Ratto
TENENTE
TENENTE

Mensagens : 60
Pontos : 14631
Data de inscrição : 07/01/2011
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Curso de CQB - Página 2 Empty Re: Curso de CQB

Mensagem  Mahkis Qui Set 29, 2011 7:56 am

Acho que de 8 pra 10 não faz tanta diferença... toca ficha!!! Wink
Mahkis
Mahkis
CORONEL
CORONEL

Mensagens : 520
Pontos : 15104
Data de inscrição : 10/02/2011
Localização : Eldorado do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

Curso de CQB - Página 2 Empty Re: Curso de CQB

Mensagem  Molina Qua Out 05, 2011 11:09 am

Galera, tenho um grande amigo que é do Grupo de Operações Táticas Especiais da BM/RS, o GATE.
Inclusive, estou em tratativas para que ele ministre um curso para a equipe que faço parte - Mirmidons.
Se houver interesse, posso falar com ele. Sem dúvida ele cobrará algo, mas, mesmo assim, creio que o investimento valha a pena.
Ele reside em POA, então o curso tem que sair pela Capital ou Região Metropolitana.
Qualquer coisa: 8515-8802
Abs.
Molina
Molina
SARGENTO
SARGENTO

Mensagens : 41
Pontos : 13807
Data de inscrição : 03/10/2011
Idade : 35
Localização : Viamão

Ir para o topo Ir para baixo

Curso de CQB - Página 2 Empty Re: Curso de CQB

Mensagem  Diogo Pereira Qua Out 05, 2011 11:12 am

Maurício Molina escreveu:Galera, tenho um grande amigo que é do Grupo de Operações Táticas Especiais da BM/RS, o GATE.
Inclusive, estou em tratativas para que ele ministre um curso para a equipe que faço parte - Mirmidons.
Se houver interesse, posso falar com ele. Sem dúvida ele cobrará algo, mas, mesmo assim, creio que o investimento valha a pena.
Ele reside em POA, então o curso tem que sair pela Capital ou Região Metropolitana.
Qualquer coisa: 8515-8802
Abs.

Grande Molina....uma pergunta, voce é o Maurício Molina que morou em Camaquã?
Kra, voltando ao tópico...claro que é interesse de todos, acho que quem gosta do paintball quer evoluir, será de grande validade este teu contato, mante-nos informado sobre o assunto.

Abraço e seja bem vindo ao forum...
Diogo Pereira
Diogo Pereira
CORONEL
CORONEL

Mensagens : 809
Pontos : 15124
Data de inscrição : 26/05/2011
Idade : 41
Localização : Porto Alegre

Ir para o topo Ir para baixo

Curso de CQB - Página 2 Empty Re: Curso de CQB

Mensagem  Molina Qua Out 05, 2011 11:25 am

Quanto à pergunta, eu respondi por mensagem.
Meu velho, o cara estava envolvido com um curso para sargento, me parece que agora vai dar uma aliviada, daí em converso com calma com ele e vou mandando as informações pro pessoal.
Mas... Lendo com calma os tópicos, encontrei o do João Leal, o conheço, bem como o pai dele que é o instrutor.
O instrutor tem um ótimo currículo e é um grande profissional, está valendo a pena dar uma conferida nesse curso também.
Abs.
Molina
Molina
SARGENTO
SARGENTO

Mensagens : 41
Pontos : 13807
Data de inscrição : 03/10/2011
Idade : 35
Localização : Viamão

Ir para o topo Ir para baixo

Curso de CQB - Página 2 Empty Re: Curso de CQB

Mensagem  Ratto Qui Out 06, 2011 3:55 pm

Blza,
Como disse antes pode contar comigo.
Só informar data e local.
Ratto
Ratto
TENENTE
TENENTE

Mensagens : 60
Pontos : 14631
Data de inscrição : 07/01/2011
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Curso de CQB - Página 2 Empty Re: Curso de CQB

Mensagem  newtonfinato Sex Out 21, 2011 3:24 pm

Tenho interesse.
Dependendo do dia, tempo de duração, local e custo... podemos incluir mais interessados.
No aguardo,
Forte Abraço,
Newton Finato
newtonfinato
newtonfinato
SARGENTO
SARGENTO

Mensagens : 39
Pontos : 13754
Data de inscrição : 21/10/2011
Idade : 48
Localização : Porto Alegre

https://www.facebook.com/newtonsfinato

Ir para o topo Ir para baixo

Curso de CQB - Página 2 Empty Re: Curso de CQB

Mensagem  Guilherme T. F. Ter Jan 17, 2012 8:29 pm

No fim das contas, acabou saindo o curso?

Se sim, como foi? Os participantes aproveitaram?

Abraço.

Guilherme.
Guilherme T. F.
Guilherme T. F.
SOLDADO
SOLDADO

Mensagens : 20
Pontos : 13477
Data de inscrição : 14/01/2012
Idade : 37
Localização : Canoas

Ir para o topo Ir para baixo

Curso de CQB - Página 2 Empty Re: Curso de CQB

Mensagem  Diogo Pereira Qua Jan 18, 2012 3:11 pm

Cpt Broxahhhhh...
agora estamos o local par ao curso de CQB né???? Quase né.....ahhhh já to sonhando com akele lugar!
Diogo Pereira
Diogo Pereira
CORONEL
CORONEL

Mensagens : 809
Pontos : 15124
Data de inscrição : 26/05/2011
Idade : 41
Localização : Porto Alegre

Ir para o topo Ir para baixo

Curso de CQB - Página 2 Empty Re: Curso de CQB

Mensagem  Broxah Qua Jan 18, 2012 3:30 pm


Pois então, Diogo!!!!
Se tu anda sonhando com akele lugar entao espera pra conhecer o outro ainda mais perfeito pra CQB, kkkkkkk.

Diogo Pereira escreveu:Cpt Broxahhhhh...
agora estamos o local par ao curso de CQB né???? Quase né.....ahhhh já to sonhando com akele lugar!

Pois é Senhores!!!!!!

Em breve teremos o TREINAMENTO DE CQB em uma area, porem ainda estamos esperando a liberação ate sexta feira vou ter a resposta final pois um dos proprietarios deu uma enrolada e ta demorando pra responder, iriamos fazer um recon e marcaçao de uma manutençao no local esse final de semana porem ficou adiado novamente pelo motivo ja citado.

Porem podemos fazer o treinamento em uma segunda area q esta em negociaçao em PORTO ALEGRE, esta é um pouco menor mas em comparaçao com a outra area é bem mais ao estilo CQB e de melhor proveito para instrução.

Saliento o seguinte tb, temos 10 operadores a principio ja com previsao de pertencer ao treinamento, caso o limite de 20 operadores seja ultrapassado como ja é previsto pelo proprio padrao q temos no forum, teremos um segundo com alinhamento de unidade e nao apenas um treinamento individual, vamos poder fazer o treinamento em equipe tb em um segundo treinamento logico.

Vamos iniciar os trabalhos as 8h e com intervalo das 11h30min as 13h para q todos façam sua refeiçao ou ate mesmo um salchipao coletivo.

Com encerramento as 20h para q possam tb treinar a questao de LOW LIGHT q é muito importante em questões de CQB noturno, tecnica q precisa ser apurada por todos inclusive pelo instrutor q esta enferrujado nesse padrao, Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil .

Ate pq meu negocio é MATO e ovelha nao é pra mato por isso sou o LOBO MAU sem a chapeuzinho logico, geek geek geek geek geek geek

Muniçao como no primeiro post do topico e o resto a gente vai arrumando na lista q ja foi previamente postada anteriormente.

Abração
Broxah
Broxah
CORONEL
CORONEL

Mensagens : 440
Pontos : 15279
Data de inscrição : 05/11/2010
Idade : 50
Localização : Porto Alegre

Ir para o topo Ir para baixo

Curso de CQB - Página 2 Empty Re: Curso de CQB

Mensagem  Vítor Corso Seg Jan 30, 2012 11:09 am

Confirmo meu nome aí!
Vítor Corso
Vítor Corso
TENENTE
TENENTE

Mensagens : 83
Pontos : 13568
Data de inscrição : 05/01/2012
Idade : 30
Localização : Viamão

https://facebook.com/vitor.corso

Ir para o topo Ir para baixo

Curso de CQB - Página 2 Empty Re: Curso de CQB

Mensagem  LUIS_RAZGRIZ Qua Fev 15, 2012 1:09 pm

Broxah o Romoaldo, dono do ruinas paintball ministra estes cursos, ele tem milhares de centenas de cursos, e tudo é super adaptavel ao paintball, afinal o cara é bi-campeao brasileiro de speed, ele da curso para os caras de carro forte, seguranças, militares, enfim! se ele fizer alguma parceria eu sou 1/ candidato!
LUIS_RAZGRIZ
LUIS_RAZGRIZ
CAPITÃO
CAPITÃO

Mensagens : 248
Pontos : 14254
Data de inscrição : 22/07/2011
Idade : 36
Localização : novo hamburgo

Ir para o topo Ir para baixo

Curso de CQB - Página 2 Empty Re: Curso de CQB

Mensagem  Snake Qua Fev 15, 2012 1:43 pm

LUIS_RAZGRIZ escreveu:Broxah o Romoaldo, dono do ruinas paintball ministra estes cursos, ele tem milhares de centenas de cursos, e tudo é super adaptavel ao paintball, afinal o cara é bi-campeao brasileiro de speed, ele da curso para os caras de carro forte, seguranças, militares, enfim! se ele fizer alguma parceria eu sou 1/ candidato!

Pois é.. alem de ser um dos grandes nomes do paintball no RS ele tem muitos cursos interessantes..
dava pra pilhar ele pra bolar algo pro paintball!!!
Snake
Snake
CORONEL
CORONEL

Mensagens : 436
Pontos : 15333
Data de inscrição : 29/10/2010
Idade : 38
Localização : Ivoti

http://www.paintballrs.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Curso de CQB - Página 2 Empty Re: Curso de CQB

Mensagem  Broxah Qua Fev 15, 2012 2:10 pm

Eu tb quero um treinamento dele, o grande galho mesmo é ele conseguir consciliar tempo para ministrar um treinamento pra galera.

Conheço bem o Curriculo dele e confio 100000000% no sistema didatico dele, e é o cara q quero como PRESIDENTE DA FEDERAÇÃO GAUCHA DE PAINTBALL e um dos UNICOS q RESPEITO para assumir tal posto de importancia IMPAR.

Snake escreveu:
LUIS_RAZGRIZ escreveu:Broxah o Romoaldo, dono do ruinas paintball ministra estes cursos, ele tem milhares de centenas de cursos, e tudo é super adaptavel ao paintball, afinal o cara é bi-campeao brasileiro de speed, ele da curso para os caras de carro forte, seguranças, militares, enfim! se ele fizer alguma parceria eu sou 1/ candidato!
Pois é.. alem de ser um dos grandes nomes do paintball no RS ele tem muitos cursos interessantes..
dava pra pilhar ele pra bolar algo pro paintball!!!
Broxah
Broxah
CORONEL
CORONEL

Mensagens : 440
Pontos : 15279
Data de inscrição : 05/11/2010
Idade : 50
Localização : Porto Alegre

Ir para o topo Ir para baixo

Curso de CQB - Página 2 Empty Re: Curso de CQB

Mensagem  LUIS_RAZGRIZ Qua Fev 15, 2012 2:50 pm

Cara, poderiamos compinar algo com ele ate no domingo mesmo, acho que ele é tri parceiro!!
LUIS_RAZGRIZ
LUIS_RAZGRIZ
CAPITÃO
CAPITÃO

Mensagens : 248
Pontos : 14254
Data de inscrição : 22/07/2011
Idade : 36
Localização : novo hamburgo

Ir para o topo Ir para baixo

Curso de CQB - Página 2 Empty Re: Curso de CQB

Mensagem  Ratto Qui Fev 16, 2012 5:21 am

To dentro. No aguardo.
Ratto
Ratto
TENENTE
TENENTE

Mensagens : 60
Pontos : 14631
Data de inscrição : 07/01/2011
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Curso de CQB - Página 2 Empty CQB

Mensagem  CIGANO BLACK Sex Fev 17, 2012 5:57 am

Diogo Pereira escreveu:Curso de CQB

O que é:
Combate em Ambiente Fechado, o CQB é a principal técnica de invasão tática hoje em uso nas unidades policiais de elite de todo o mundo, como: SWAT, GSG9, GATE, GOE, entre outras, tudo aplicado ao Paintball.

Os objectivos deste curso:
- Iniciação no CQB voltado para Paintball
- Desenvolvimento do raciocínio rápido numa táctica de CQB
- Movimentos dinâmicos e continuos
- Eficiência de tácticas nas mais diferentes situações

Instrutor:
O curso será ministrado pelo BROXAH, que já tem no currículo 4 participações em cursos na área de CQB.

Turma:
A turma será composta por 10 alunos, que terão a iniciação a CQB direcionada para Paintball, estes alunos deverão levar seu equipamento ( Marcador, Máscara, colete tático, Pods táticos, Joelheiras, munição, etc)

Local e data:
Ainda a definir pelo instrutor, o curso terá a duração de 1 dia, onde ao final terá um jogo para prática das técnicas.

Investimento:
Apenas 1 caixa de munição, onde será usada no próprio curso.

Aguardo confirmações no próprio tópico, ou pelo email diogo@preconcretos.com.br

Abraço galera

OPA! boa ideia...se possivel tambem gostaria de participar deste curso..aprender novas tecnicas é sempre bom...abraço
CIGANO BLACK
CIGANO BLACK
SARGENTO
SARGENTO

Mensagens : 41
Pontos : 14228
Data de inscrição : 16/05/2011
Idade : 53
Localização : porto alegre- rs

Ir para o topo Ir para baixo

Curso de CQB - Página 2 Empty Re: Curso de CQB

Mensagem  Diogo Pereira Ter Fev 21, 2012 4:58 pm

Broxah escreveu:Eu tb quero um treinamento dele, o grande galho mesmo é ele conseguir consciliar tempo para ministrar um treinamento pra galera.

Conheço bem o Curriculo dele e confio 100000000% no sistema didatico dele, e é o cara q quero como PRESIDENTE DA FEDERAÇÃO GAUCHA DE PAINTBALL e um dos UNICOS q RESPEITO para assumir tal posto de importancia IMPAR.

Snake escreveu:
LUIS_RAZGRIZ escreveu:Broxah o Romoaldo, dono do ruinas paintball ministra estes cursos, ele tem milhares de centenas de cursos, e tudo é super adaptavel ao paintball, afinal o cara é bi-campeao brasileiro de speed, ele da curso para os caras de carro forte, seguranças, militares, enfim! se ele fizer alguma parceria eu sou 1/ candidato!
Pois é.. alem de ser um dos grandes nomes do paintball no RS ele tem muitos cursos interessantes..
dava pra pilhar ele pra bolar algo pro paintball!!!

Alguém falou com o Romualdo?
Diogo Pereira
Diogo Pereira
CORONEL
CORONEL

Mensagens : 809
Pontos : 15124
Data de inscrição : 26/05/2011
Idade : 41
Localização : Porto Alegre

Ir para o topo Ir para baixo

Curso de CQB - Página 2 Empty Re: Curso de CQB

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos