Evolução” no ensino da Matemática
4 participantes
Página 1 de 1
Evolução” no ensino da Matemática
Antigamente se ensinava e cobrava tabuada, caligrafia, redação, datilografia.
Eu aprendi assim, aprontava e apanhava uma tunda por dia, corria subia em árvore, quebrava vidraça e brincava com havaianas fingindo que era carrinho, apertava campainha e saia correndo, empinava bicicleta e quase sempre caia, jogava bola com pé descalço e sempre arrancava o tampão do dedo no alfalto, brigava com minhã irmã todos os dias (na verdade ela brigava comigo Maneiro !!!!) Matava aula pra jogar video game, taco, bafo, pegava onibus e passava por baixo da catraca ou descia por tráz, fugi de casa numa caloi cross e voltei 2 horas depois (bateu fome), atirava pedra na casa do vizinho entre outras travessuras.
Havia aulas de Educação Física, Moral e Cívica, Práticas Agrícolas, Práticas Industriais e cantava-se o Hino Nacional, hasteando a Bandeira Nacional antes de iniciar as aulas (que orgulho!!!!)…
Leiam o relato de uma Professora de Matemática:
Semana passada, comprei um produto que custou R$ 15,80. Dei à balconista R$ 20,00 e peguei na minha bolsa 80 centavos, para evitar receber ainda mais moedas. A balconista pegou o dinheiro e ficou olhando para a máquina registradora, aparentemente sem saber o que fazer.
Tentei explicar que ela tinha que me dar 5,00 reais de troco, mas ela não se convenceu e chamou o gerente para ajudá-la.
Ficou com lágrimas nos olhos enquanto o gerente tentava explicar e ela aparentemente continuava sem entender.
Por que estou contando isso?
Porque me dei conta da evolução do ensino de matemática desde 1950, que foi assim:
1. Ensino de matemática em 1950:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é igual a 4/5 do preço de venda. Qual é o lucro?
2. Ensino de matemática em 1970:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é igual a 4/5 do preço de venda ou R$ 80,00. Qual é o lucro?
3. Ensino de matemática em 1980:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é R$ 80,00. Qual é o lucro?
4. Ensino de matemática em 1990:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é R$ 80,00. Escolha a resposta certa, que indica o lucro:
( )R$ 20,00 ( )R$ 40,00 ( )R$ 60,00 ( )R$ 80,00 ( )R$ 100,00
5. Ensino de matemática em 2000:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é R$ 80,00. O lucro é de R$ 20,00. Está certo?
( )SIM ( ) NÃO
6. Ensino de matemática em 2009:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é R$ 80,00. Se você souber ler, coloque um X no R$ 20,00.
( )R$ 20,00 ( )R$ 40,00 ( )R$ 60,00 ( )R$ 80,00 ( )R$ 100,00
7. Em 2011 vai ser assim:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é R$ 80,00. Se você souber ler, coloque um X no R$ 20,00. (Se você é afro descendente, especial, indígena ou de qualquer outra minoria social não precisa responder).
( )R$ 20,00 ( )R$ 40,00 ( )R$ 60,00 ( )R$ 80,00 ( )R$ 100,00
E se um moleque resolver pichar a sala de aula e a professora fizer com que ele pinte a sala novamente, os pais ficam enfurecidos pois a professora provocou traumas na criança.
- Essa pergunta foi vencedora em um congresso sobre vida sustentável:
“Todo mundo está ‘pensando’ em deixar um planeta melhor para nossos filhos… Quando é que se ‘pensará’ em deixar filhos melhores para o nosso planeta?”
Eu aprendi assim, aprontava e apanhava uma tunda por dia, corria subia em árvore, quebrava vidraça e brincava com havaianas fingindo que era carrinho, apertava campainha e saia correndo, empinava bicicleta e quase sempre caia, jogava bola com pé descalço e sempre arrancava o tampão do dedo no alfalto, brigava com minhã irmã todos os dias (na verdade ela brigava comigo Maneiro !!!!) Matava aula pra jogar video game, taco, bafo, pegava onibus e passava por baixo da catraca ou descia por tráz, fugi de casa numa caloi cross e voltei 2 horas depois (bateu fome), atirava pedra na casa do vizinho entre outras travessuras.
Havia aulas de Educação Física, Moral e Cívica, Práticas Agrícolas, Práticas Industriais e cantava-se o Hino Nacional, hasteando a Bandeira Nacional antes de iniciar as aulas (que orgulho!!!!)…
Leiam o relato de uma Professora de Matemática:
Semana passada, comprei um produto que custou R$ 15,80. Dei à balconista R$ 20,00 e peguei na minha bolsa 80 centavos, para evitar receber ainda mais moedas. A balconista pegou o dinheiro e ficou olhando para a máquina registradora, aparentemente sem saber o que fazer.
Tentei explicar que ela tinha que me dar 5,00 reais de troco, mas ela não se convenceu e chamou o gerente para ajudá-la.
Ficou com lágrimas nos olhos enquanto o gerente tentava explicar e ela aparentemente continuava sem entender.
Por que estou contando isso?
Porque me dei conta da evolução do ensino de matemática desde 1950, que foi assim:
1. Ensino de matemática em 1950:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é igual a 4/5 do preço de venda. Qual é o lucro?
2. Ensino de matemática em 1970:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é igual a 4/5 do preço de venda ou R$ 80,00. Qual é o lucro?
3. Ensino de matemática em 1980:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é R$ 80,00. Qual é o lucro?
4. Ensino de matemática em 1990:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é R$ 80,00. Escolha a resposta certa, que indica o lucro:
( )R$ 20,00 ( )R$ 40,00 ( )R$ 60,00 ( )R$ 80,00 ( )R$ 100,00
5. Ensino de matemática em 2000:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é R$ 80,00. O lucro é de R$ 20,00. Está certo?
( )SIM ( ) NÃO
6. Ensino de matemática em 2009:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é R$ 80,00. Se você souber ler, coloque um X no R$ 20,00.
( )R$ 20,00 ( )R$ 40,00 ( )R$ 60,00 ( )R$ 80,00 ( )R$ 100,00
7. Em 2011 vai ser assim:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é R$ 80,00. Se você souber ler, coloque um X no R$ 20,00. (Se você é afro descendente, especial, indígena ou de qualquer outra minoria social não precisa responder).
( )R$ 20,00 ( )R$ 40,00 ( )R$ 60,00 ( )R$ 80,00 ( )R$ 100,00
E se um moleque resolver pichar a sala de aula e a professora fizer com que ele pinte a sala novamente, os pais ficam enfurecidos pois a professora provocou traumas na criança.
- Essa pergunta foi vencedora em um congresso sobre vida sustentável:
“Todo mundo está ‘pensando’ em deixar um planeta melhor para nossos filhos… Quando é que se ‘pensará’ em deixar filhos melhores para o nosso planeta?”
Pampa- SOLDADO
- Mensagens : 8
Pontos : 14949
Data de inscrição : 10/04/2011
Re: Evolução” no ensino da Matemática
Pois eh cara.. isso é a mais pura verdade..
isso tudo é culpa do gorverno que quer uma população burra e inofensiva!!!
Aew vc junta novela, bbb, e um monte de programa de tv que implanta todo dia na tua cabeça um monte de lixo inutil
o resultado não pode ser diferente..
isso tudo é culpa do gorverno que quer uma população burra e inofensiva!!!
Aew vc junta novela, bbb, e um monte de programa de tv que implanta todo dia na tua cabeça um monte de lixo inutil
o resultado não pode ser diferente..
Re: Evolução” no ensino da Matemática
[quote="Pampa"]Antigamente se ensinava e cobrava tabuada, caligrafia, redação, datilografia.
Eu aprendi assim, aprontava e apanhava uma tunda por dia, corria subia em árvore, quebrava vidraça e brincava com havaianas fingindo que era carrinho, apertava campainha e saia correndo, empinava bicicleta e quase sempre caia, jogava bola com pé descalço e sempre arrancava o tampão do dedo no alfalto, brigava com minhã irmã todos os dias (na verdade ela brigava comigo Maneiro !!!!) Matava aula pra jogar video game, taco, bafo, pegava onibus e passava por baixo da catraca ou descia por tráz, fugi de casa numa caloi cross e voltei 2 horas depois (bateu fome), atirava pedra na casa do vizinho entre outras travessuras.
E se um moleque resolver pichar a sala de aula e a professora fizer com que ele pinte a sala novamente, os pais ficam enfurecidos pois a professora provocou traumas na criança.
É isso Pampa tambem aprontava todos esses tipos de coisas quando moleque e algumas mais, inclusive na escola como colar chiclete e riscar mas mesas com os tampos verdinhos bem novinhos, pichar a lancheria e diretoria, porém sempre era dedurado e tinha que pagar o mico de limpar tudo na hora do recreio(isso mesmo sou do tempo do recreio e não intervalo) sendo observado e zoado pelos outros isso me causou grandes problemas na "epoca" como não ser convidado para festinhas de garagem, passeios da escola, finais de semana na casa de praia de colegas e fora que era sempre culpado de tudo que aparecia na escola(estudei la por 10 anos), como disse na "epoca" me causou transtornos mas por outro lado ajudou na formação do meu carater aprendi a ter coragem de assumir meus atos sejam eles certos ou errados nunca me senti humilhado por limpar uma parede ou um chão isso não existe se tu limpar oque sujou vais pensar duas vezes antes de sujar de novo.
Não foi a matematica que mudou a piscicologia tambem.. Tenho filhos e não me importo que sejam castigados por um erro cometido por eles.
Eu aprendi assim, aprontava e apanhava uma tunda por dia, corria subia em árvore, quebrava vidraça e brincava com havaianas fingindo que era carrinho, apertava campainha e saia correndo, empinava bicicleta e quase sempre caia, jogava bola com pé descalço e sempre arrancava o tampão do dedo no alfalto, brigava com minhã irmã todos os dias (na verdade ela brigava comigo Maneiro !!!!) Matava aula pra jogar video game, taco, bafo, pegava onibus e passava por baixo da catraca ou descia por tráz, fugi de casa numa caloi cross e voltei 2 horas depois (bateu fome), atirava pedra na casa do vizinho entre outras travessuras.
E se um moleque resolver pichar a sala de aula e a professora fizer com que ele pinte a sala novamente, os pais ficam enfurecidos pois a professora provocou traumas na criança.
É isso Pampa tambem aprontava todos esses tipos de coisas quando moleque e algumas mais, inclusive na escola como colar chiclete e riscar mas mesas com os tampos verdinhos bem novinhos, pichar a lancheria e diretoria, porém sempre era dedurado e tinha que pagar o mico de limpar tudo na hora do recreio(isso mesmo sou do tempo do recreio e não intervalo) sendo observado e zoado pelos outros isso me causou grandes problemas na "epoca" como não ser convidado para festinhas de garagem, passeios da escola, finais de semana na casa de praia de colegas e fora que era sempre culpado de tudo que aparecia na escola(estudei la por 10 anos), como disse na "epoca" me causou transtornos mas por outro lado ajudou na formação do meu carater aprendi a ter coragem de assumir meus atos sejam eles certos ou errados nunca me senti humilhado por limpar uma parede ou um chão isso não existe se tu limpar oque sujou vais pensar duas vezes antes de sujar de novo.
Não foi a matematica que mudou a piscicologia tambem.. Tenho filhos e não me importo que sejam castigados por um erro cometido por eles.
Alexandre Hernandez- CAPITÃO
- Mensagens : 100
Pontos : 15524
Data de inscrição : 31/10/2010
Idade : 49
Localização : Rio Grande - RS
Re: Evolução” no ensino da Matemática
Eu não tenhos filhos, mas tenho duas enteadas. às vezes sinto falta, mas quando vejo o rumo que a educação delas (e de quase todas as crianças) está tomando eu acho que fiz muito bem não os tendo. Não sei se eu suportaria ter filhos e não poder educá-los "de verdade", sem todas essas interferências...
Muito mais fácil cuidar dos meus cães, e com certeza o amor deles é muito mais sincero e desinteressado.
Muito mais fácil cuidar dos meus cães, e com certeza o amor deles é muito mais sincero e desinteressado.
Mahkis- CORONEL
- Mensagens : 520
Pontos : 15746
Data de inscrição : 10/02/2011
Localização : Eldorado do Sul
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
Qui Set 01, 2016 11:24 am por Hound
» COMPRA DE MARCADOR EM PORTO ALEGRE
Sex maio 22, 2015 2:21 pm por Fernando Marcon
» Compro kit stock/front sights para X7
Qua maio 21, 2014 9:01 pm por Baptista
» Foregrip X7
Ter Fev 04, 2014 3:16 am por Baptista
» Novato de Porto Alegre
Ter Jun 04, 2013 12:25 pm por guerra
» EVENTO 2 EM 1 (CENARIO E R.A) IMBÉ - 07/04/2013 - PRÉVIA
Ter Mar 12, 2013 4:35 pm por Admin
» Táticas básicas Militar "101S"
Qui Mar 07, 2013 5:55 pm por Admin
» Reborn e áreas de segurança
Dom Fev 24, 2013 7:48 pm por Admin
» MARCADORES CAMO SONHO DE CONSUMO
Seg Fev 18, 2013 8:11 am por MAYCONN ANDRADE