Manutenção do E-Grip
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Manutenção do E-Grip
Problemas comuns em componentes do e-grip:
Solenóide: é o eletroímã que converte o sinal elétrico em movimento mecânico do disparo. Sofre grande esforço, principalmente nas rajadas. A vibração rompe o fio (geralmente rígido) junto à placa do circuíto e em alguns casos, na própria bobina (dentro da carcaça metálica). É relativamente fácil de consertar, mas exige habilidade em solda de circuítos eletrônicos. Se tiver que fazer este tipo de manutenção, aproveite e substitua o fio rígido de ligação da bobina com a placa por fio flexível.
Botão de liga: dificuldade de ligar ou desligar. Ocorre por fadiga ou oxidação dos contatos. É melhor substituir o botão, não vale a pena tentar recuperar. Também exige habilidade em solda de circuítos eletrônicos.
Umidade: se o circuíto eletrônico entrar em contato com água (limpeza, chuva, condensação por expansão do CO², etc) ou com a tinta das bolinhas (altamente corrosiva), pode ser danificado. Caso isso ocorra, retire a bateria, limpe e seque o mais breve possível. Pode usar álcool isopropílico para a limpeza da placa e componentes.
Bateria: descarregada ou de baixa qualidade. A substituição resolve o problema.
Falha intermitente ao atirar: pode ser mau contato. Nos e-grips mais novos os contatos são magnéticos. No gatilho e seletor do modo de tiro, tem ímãs que acionam por aproximação, os sensores (reed switches) da placa. Podem ser ajustados, aproximando um pouco mais os sensores dos ímãs.
Fios rompidos: pode ocorrer o rompimento de fios durante a montagem do e-grip ou troca de bateria. Antes de fechar o e-grip verificar se os fios não ficaram tensionados ou prensados. Se rompeu, substitua. Evite fazer emendas.
Queima de componentes: se ocorrer a queima de componentes eletrônicos da placa, a manutenção talvez não seja viável ($$$).
Solenóide: é o eletroímã que converte o sinal elétrico em movimento mecânico do disparo. Sofre grande esforço, principalmente nas rajadas. A vibração rompe o fio (geralmente rígido) junto à placa do circuíto e em alguns casos, na própria bobina (dentro da carcaça metálica). É relativamente fácil de consertar, mas exige habilidade em solda de circuítos eletrônicos. Se tiver que fazer este tipo de manutenção, aproveite e substitua o fio rígido de ligação da bobina com a placa por fio flexível.
Botão de liga: dificuldade de ligar ou desligar. Ocorre por fadiga ou oxidação dos contatos. É melhor substituir o botão, não vale a pena tentar recuperar. Também exige habilidade em solda de circuítos eletrônicos.
Umidade: se o circuíto eletrônico entrar em contato com água (limpeza, chuva, condensação por expansão do CO², etc) ou com a tinta das bolinhas (altamente corrosiva), pode ser danificado. Caso isso ocorra, retire a bateria, limpe e seque o mais breve possível. Pode usar álcool isopropílico para a limpeza da placa e componentes.
Bateria: descarregada ou de baixa qualidade. A substituição resolve o problema.
Falha intermitente ao atirar: pode ser mau contato. Nos e-grips mais novos os contatos são magnéticos. No gatilho e seletor do modo de tiro, tem ímãs que acionam por aproximação, os sensores (reed switches) da placa. Podem ser ajustados, aproximando um pouco mais os sensores dos ímãs.
Fios rompidos: pode ocorrer o rompimento de fios durante a montagem do e-grip ou troca de bateria. Antes de fechar o e-grip verificar se os fios não ficaram tensionados ou prensados. Se rompeu, substitua. Evite fazer emendas.
Queima de componentes: se ocorrer a queima de componentes eletrônicos da placa, a manutenção talvez não seja viável ($$$).
Gilnei Gurkha- CAPITÃO
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Re: Manutenção do E-Grip
OTIMO !!!
Muito bom , é o que o fórum precisa , TROCA DE INFORMAÇÕES DE QUALIDADE !!!
Muito bom , é o que o fórum precisa , TROCA DE INFORMAÇÕES DE QUALIDADE !!!
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