paintballrs
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Últimos assuntos
» Formatação da Documentação
Ajuda com CR e documentos para legalização de marcador... I_icon_minitimeQui Set 01, 2016 11:24 am por Hound

» COMPRA DE MARCADOR EM PORTO ALEGRE
Ajuda com CR e documentos para legalização de marcador... I_icon_minitimeSex maio 22, 2015 2:21 pm por Fernando Marcon

» Compro kit stock/front sights para X7
Ajuda com CR e documentos para legalização de marcador... I_icon_minitimeQua maio 21, 2014 9:01 pm por Baptista

» Foregrip X7
Ajuda com CR e documentos para legalização de marcador... I_icon_minitimeTer Fev 04, 2014 3:16 am por Baptista

» Novato de Porto Alegre
Ajuda com CR e documentos para legalização de marcador... I_icon_minitimeTer Jun 04, 2013 12:25 pm por guerra

» EVENTO 2 EM 1 (CENARIO E R.A) IMBÉ - 07/04/2013 - PRÉVIA
Ajuda com CR e documentos para legalização de marcador... I_icon_minitimeTer Mar 12, 2013 4:35 pm por Admin

» Táticas básicas Militar "101S"
Ajuda com CR e documentos para legalização de marcador... I_icon_minitimeQui Mar 07, 2013 5:55 pm por Admin

» Reborn e áreas de segurança
Ajuda com CR e documentos para legalização de marcador... I_icon_minitimeDom Fev 24, 2013 7:48 pm por Admin

» MARCADORES CAMO SONHO DE CONSUMO
Ajuda com CR e documentos para legalização de marcador... I_icon_minitimeSeg Fev 18, 2013 8:11 am por MAYCONN ANDRADE

março 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
    123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Calendário Calendário

Votação

Ajuda com CR e documentos para legalização de marcador...

+5
Admin
gassis
Gilnei Gurkha
Diogo Pereira
Mebuffet
9 participantes

Ir para baixo

Ajuda com CR e documentos para legalização de marcador... Empty Ajuda com CR e documentos para legalização de marcador...

Mensagem  Mebuffet Qui Ago 18, 2011 3:31 pm

Pessoal, venha aqui pedir a ajuda de TODOS se possível, aqui em POA existem alguns campos de paintball e em alguns eles exigem ter o CR para poder jogar com o próprio equipamento, estou começando aos poucos jogar paintball e antes de sair por ai com um marcador, quero ter ele totalmente legalizado para caso for parado não ter nenhum problema. Gostaria de saber o que eu tenho que ter para possuir o meu equipamento "legalizado" como por exemplo preciso do CR e o que mais?
Aonde eu tiro o CR, que documentos eu preciso, tem algum site a respeito?, agradeço desde já com a ajuda de voces, pois assim como qualquer outro jogador, ninguem quer ter seu equipamento apreendido e ainda por cima ter alguma complicação com a polícia/exercito.
Cordialmente,
Maiki.
Mebuffet
Mebuffet
SARGENTO
SARGENTO

Mensagens : 26
Pontos : 14008
Data de inscrição : 28/06/2011
Idade : 30
Localização : Porto Alegre

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com CR e documentos para legalização de marcador... Empty Re: Ajuda com CR e documentos para legalização de marcador...

Mensagem  Diogo Pereira Qui Ago 18, 2011 3:43 pm

Bom...
Primeiramente já comprou o marcador? Se sim, em que loja? Tem nota fiscal? Se tem ta no teu nome?

Segundo, se tiver todas as respostas positivas acima...espere mais 3 anos então.... pois não tem 21 anos ainda...nem a certidão de reservista do exercito vc deve ter ainda!

Pelo que sei não tens como tirar em o CR em CII ou coisas do tipo com 18 anos, a menos que tire no nome do seu pai.

CRÉDITOS AO AUTOR DA RESPOSTA NO TOPICO
(http://www.paintballcenario.com/forum/viewtopic.php?f=7&t=11163)
do FORUM PAINTBALLCENÁRIO

*Os orgãos estão de São Paulo, pois o autor do tópico é de lá...procure os mesmos no RS!!!!!

Bom, vamos ao que interessa.
Primeiramente baixe o seguinte arquivo: http://www.2rm.eb.mil.br/sfpc/MODELO%20 ... FISICA.doc
Daqui a pouco falaremos dele.


Primeiro segue aqui a lista dos documentos necessários para resumir, em seguida explicarei como obter cada um deles:

- Requerimento ao comandante
- Certidão de distribuição de ações e execuções
- Certidão de distribuição criminal
- Certidão de antecedentes criminais
- Certidão negativa da vara de execuções criminais
- Certidão negativa da justiça militar
- Comprovante de endereço
- Cópia de RG e CPF
- Declaração de idoneidade
- Termo de compromisso
- Pagamento da taxa (R$100,00)


Dados os ingredientes, vamos a receita.

Primeiro passo: Certidões
Primeiramente, você deverá correr atrás das certidões, mas fique calmo. Parecem ser muitas, mas das cinco certidões, três delas podem ser obtidas pela internet. As outras duas você terá que sair de casa.

1ª e 2 ª certidão: Certidão de Distribuição Criminal / Certidão negativa da vara de execuções criminais
Ambas as certidões podem ser obtidas juntas. A forma mais conhecida é ir ao Fórum João Mendes (localizado na praça João Mendes) e pedir o formulário no 2 ª andar – sala 214. Preencha os dois formulários com seus dados básicos (nome, RG, CPF, nome do pai, nome da mãe e etc...). Preencha com atenção. Evite correr para não errar, pois um erro pode fazer com que você tenha que pedir outra. Efetue o pagamento na agência dentro do fórum. Cada certidão custa R$14,00. Então você terá gasto R$28,00. Ah, o pagamento é somente em dinheiro.
Guarde os dois comprovantes e após 5 dias úteis retorne ao Fórum para retirar as certidões. Você não precisa ir pessoalmente. Alguém pode retirar por você bastando apenas levar o canhoto com a autenticação mecânica que comprova o pagamento.

Outra forma que é muito melhor para tirar estas duas certidões é ir em qualquer agência da Nossa Caixa. Lá, você pedirá o formulário das 2 certidões e preencherá na hora. Qualquer pessoa pode preencher desde que tenha todos seus dados (eu quando fui, preenchi a minha e de um amigo meu que me passou os dados por telefone). Aqui tem um detalhe interessante. Você pode escolher o local de retirada. Basta assinalar que quer receber pelo correio e preencher com seu endereço. Vá até o caixa e pague as certidões. Guarde o comprovante com a autenticação mecânica e espere 5 dias úteis que suas certidões chegarão pelo correio! Aí tem um porém. Quando eu fui no caixa da agência para pagar a mulher informou que não estavam mais enviando pelo correio (o gerente confirmou isso) e que depois de 5 dias úteis eu teria que retirar no fórum João mendes da mesma forma que foi explicado anteriormente.
Mas as minhas vieram pelo correio. Então na dúvida marque a opção de receber pelo correio e preencha com seu endereço corretamente. Em último caso, se não chegar em casa em 5 dias úteis, então vá até o Fórum e retire pessoalmente. Pelo menos, você já evitou ter que ir duas vezes no fórum. Eu não precisei ir nenhuma.


3ªcertidão: Certidão de distribuição de Ações e Execuções
Acesse o site: http://www.jfsp.gov.br/
Clique em certidões > Solicitar certidão (Emissão on line)
Preencha com seu nome e CPF. Selecione o tipo: Certidão de distribuição e clique em gerar certidão.
Imprima a certidão


4ª certidão: Certidão de antecedentes criminais
Acesse o site: http://www.ssp.sp.gov.br/
Clique em Atestado de antecedentes > solicitar atestado
Preencha com seus dados e clique em “Pesquisar” (desabilite seu bloqueador de pop-up se necessário)
Imprima o atestado


5 ª certidão: Certidão negativa da justiça militar
Acesse o site: http://www.stm.jus.br/
Clique em certidão negativa > selecione Emitir Certidão Negativa
Preencha com seu nome, CPF, data de nascimento e nome completo da mãe.
Clique em emitir
Imprima a certidão



Segundo passo: Solicitações e declarações

Depois de correr atrás das certidões, é hora de preencher alguns documentos.
Abra o arquivo que você baixou (no começo do post).

Página 2 do arquivo: Requerimento ao Comandante
Preencha com seus dados conforme exemplo. Não altere muito o formato do texto. Deixe os espaçamentos e retire coisas que não fazem parte, tais como: “modelo de requerimento”; “deixar 8 cm de espaço”;OBS”.
Na última linha da solicitação irá preencher com: “...para atividade de colecionador.”
Preencha tudo corretamente e sem pressa para não errar.
Coloque nome, data e imprima em duas vias e assine. (mais pra frente irá entender o porquê das duas vias)

Página 3 do arquivo: Declaração de idoneidade
Preencher conforme exemplo, colocar data e nome e imprimir em uma via e assinar.


Páginas 4 e 5: Compromisso para obtenção de registro
Preencher com seus dados, colocar data e nome e imprimir em uma via e assine. É possível que dependendo da formatação do seu Word, esse termo de compromisso ficar em duas páginas, mas não tem problema.



Terceiro passo: Ida ao cartório
Dirija-se a qualquer cartório. De preferencia aquele que você já tenha firma aberta. Caso não tenha, irá perder uns minutos a mais para abrir firma.
Na ida ao cartório você irá levar seu RG, CPF e uma das cópias do Requerimento ao comandante apenas.
Tire cópias autenticadas do RG e CPF (pode ser na mesma folha)
Reconheça firma do Requerimento ao Comandante.


Quarto passo: Comprovante de residencia
Tire uma cópia simples do comprovante de residência. Pode ser uma conta de luz, água, telefone, gás, e etc....Qualquer coisa que esteja em seu nome.
No meu caso eu utilizei uma conta recente de celular pois não recebo outras contas em meu nome.
Lembrando que essa cópia não precisa ser autenticada.


Quinto passo: Pague a GRU (Guia de Recolhimento da União)
Primeiro você deverá imprimir a GRU da seguinte forma:
Acesse o site: https://consulta.tesouro.fazenda.gov.br ... imples.asp

Preencha corretamente os campos com os dados:
UG: 167086
Gestão: 00001
Nome da unidade: Fundo do Exército (aparece automaticamente se digitado a UG correta)
Recolhimento código: 11300-0
Descrição do recolhimento: Taxa Fisc. Produtos Controlados Exército (aparece automaticamente)
Clique em AVANÇAR
Número de referência: 20223
Competência: coloque o mês e ano que você estará emitindo a GRU
Vencimento: coloque o último dia do mês em que você está preenchendo
Coloque seu CPF e nome nos campos adequados
Em Valor principal e Valor Total coloque R$100,00
Clique em EMITIR GRU e imprima

Com a GRU em mãos, dirija-se a uma agência do Banco do Brasil e faça o pagamento no caixa.
Importante: O pagamento só pode ser efetuado no caixa em dinheiro. Também não pode pagar pela internet.
Não se esqueça de guardar o comprovante.


Sexto passo: Adquirir a pasta
Compre uma pasta simples que possui presilha de dois furos. É nela que você irá furar e colocar todos os documentos para entregar ao SFPC.


Sétimo passo: Preparando os documentos na pasta
Esse é o último passo antes de ir ao SFPC.
Você precisará furar todos os documentos, GRU, declarações e etc para colocar na pasta. Ou também pode utilizar aqueles saquinhos plásticos com furos e colocar um documento em cada saquinho.
Os documentos devem ser colocados em uma ordem correta.

Volte no arquivo baixado e imprima a página 5: “Relação dos documentos para concessão de certificado de registro para pessoa física”
Essa folha vai ser a primeira página da pasta. Ela possui um quadro para a pessoa do SFPC conferir se todos os documentos foram entregues.
Após está página, vá colocando os outros documentos na sequencia:

- Requerimento ao comandante (2 vias – uma com firma reconhecida e outra sem)
- Declaração de idoneidade e as 5 certidões não importando a ordem
- Cópia do comprovante de residência
- Cópia autenticada do CPF
- Cópia autenticada do RG (Se o CPF e o RG estiverem na mesma folha não tem problema)
- Termo de compromisso
- Comprovante de pagamento da GRU


Confira se todos os documentos estão na pasta devidamente organizados na ordem citada. Não custa ser cauteloso para não perder uma ida ao SFPC de bobeira.


Oitavo passo: Agendar a ida ao SFPC
Ligue no telefone 3888-5258 nos horários:
Segunda a quinta: das 09:00hs ás 12:00hs e 13:00hs as 16:00hs
Sexta: das 09:00hs ás 12:00h
E faça o agendamento. Diga que quer agendar para a concessão do CR.
Geralmente o agendamento é para a semana seguinte, dependendo da procura que eles tem naquele período. Eu liguei em uma quarta-feira e consegui horário para a terça da semana seguinte.
Mas isso vai variar muito.


Nono passo: Ida ao SFPC/2 – São Paulo
Compareça na Avenida Sgt Mário Kozel Filho, 222 no horário agendado. Fica em frente a Assembléia Legislativa próximo ao Parque do Ibirapuera. É bem fácil de chegar. Qualquer dúvida é só dar uma olhada no Google Maps.
Não se atrase e não utilize roupas impróprias, tais como: shorts, chinelos, regatas e etc...Lembre-se: Você estará entrando em uma região militar, saiba se portar.
Entregue a pasta e deixe a pessoa conferir.
Lembra que você fez 2 vias do requerimento ao comandante, uma com firma reconhecida e outra não?
A que não tiver firma reconhecida será retirada da pasta pelo atendente, carimbada e devolvida a você.
Este é o seu comprovante da entrada dos documentos naquela data.


Décimo passo: Retirar o CR
Após 30 a 40 dias úteis ligue no SFPC para verificar se seu CR já foi emitido. Caso positivo, agende uma data para ir retirar.
Depois basta ir no dia marcado e retirar o seu CR. Não esqueça de levar o comprovante da entrada do processo (o requerimento ao comandante que o atendente carimbou na entrega da pasta).


FIM!


Agora é só ser feliz com seu CR!
A validade dele é de 2 anos normalmente. Ao menos que tenha algum problema e saia com validade menor. Não se esqueça que é obrigatório o cancelamento dele caso você não tenha mais interesse em possui-lo. Também não se esqueça de renovar antes do mesmo vencer.

Espero ter ajudado. Quem sabe quando eu aprender como tirar um CII eu faço um passo a passo de como proceder.
A seguir segue algumas perguntas frequentes que podem ser úteis para completar o processo.
Lembrem-se: Eu não sou expert no assunto. Descobri tudo isso ha pouco tempo. Mas tudo que eu puder ajudar, eu tento ser o melhor possível. Se tiverem dúvidas podem postar abaixo ou mandar MP.





PERGUNTAS FREQUENTAS (FAQ):

1 - Quanto tempo demora para emitir o CR depois que dei entrada na documentação?
R.: O tempo exigido pelo SFPC para emitir o CR é de 30 a 40 dias úteis. Mas após uns 40 dias corridos você pode entrar em contato para perguntar se já saiu. Às vezes sai antes do prazo.

2 - Porque seguir esta sequência?
R.: Simples, primeiro você solicitou as 2 certidões que não podem ser tiradas pela internet. Elas demoram 5 dias úteis para sair. Nesse meio tempo, você corre atrás dos outros documentos. Quando as certidões chegarem você já estará com tudo pronto para apresentar no SFPC.

3 - Posso tirar uma cópia autenticada da minha CNH (Carteira de motorista) ao invés do RG e CPF?
R.: Depende. Conheço casos em que aceitaram a CNH no lugar do RG e CPF. Eu dei entrada com RG e CPF autenticados. Aconselho a fazer o mesmo. Com RG e CPF eles não tem como não aceitar. Mas se quiser tentar com a CNH fica a seu critério.

4 - Eu sou atirador filiado a um clube de tiro, posso tirar junto o CR de atirador?
R.: Sim, basta que o clube lhe forneça uma carta dizendo que você está filiado a eles. Junto com os outros documentos exatamente como no CR apenas para colecionador. Mas todos os locais que você preencher para qual CR está se aplicando, deverá constar “atirador e colecionador”.

5 - Preciso entregar obrigatoriamente os documentos em uma pasta?
R.: Sim, o SFPC não aceita os documentos soltos. Eles precisam estar em uma pasta e na ordem exigida.

6 - A pasta precisa ser com presilha de 2 furos?
R.: Sim, mas se preferir pode colocar saquinhos e por as folhas individualmente em cada saquinho ao invés de furar as folhas. Mas se preferir não utilizar os saquinhos pode furar diretamente as folhas.

7 - Existe alguma cor específica para a pasta que irei entregar?
R.: Não, pode ser de qualquer cor. Inclusive as pasta modernas que são transparentes também são aceitas.

8 - A pasta precisa ser de cartolina?
R.: Não, pode ser as mais novas de plástico também.

9 - Posso ir ao SFPC sem fazer o agendamento prévio?
R.: Não, hoje eles só atendem com agendamento. Se não agendar, nem perca tempo indo lá pois não irão lhe atender.

10 - Preciso agendar para retirar o CR emitido?
R.: Sim, eles também exigem o agendamento para a retirada de CR.

11 - Posso chegar antes do horário agendado?
R.: Sim, mas isso não é garantia que será atendido antes. Dependendo do movimento no dia você poderá ser atendido apenas no horário que está marcado. Não importando a ordem de chegada das pessoas.

12 - Posso parar o carro dentro da região militar?
R.: Sim. O estacionamento fica na mesma rua e terá um militar na porta. Basta dizer que você tem hora agendada no SFPC e dizer seu nome que ele irá conferir e abrirá os portões para estacionar seu carro.

13 - O telefone só dá ocupado ou indisponível o tempo todo. Tem outro telefone?
R.: Não, o único telefone para agendamento é o 3888-5258. Eles apenas atendem no período das 09:00hs ás 12:00hs e das 13:00hs as 16:00hs. E como a procura é grande para agendar, então precisa insistir um pouco. Não há outro jeito.


14 - Não vou poder comparecer no horário que marquei, preciso ligar para desmarcar?
R.: Sim. Sempre que precisar desmarcar ligue com o máximo de antecedência possível. Sua vaga poderá ser usada para atender outra pessoa que precise. Assim também evita que você fique com o nome sujo por marcar e não comparecer.

Vai encarar????? Eu não...preciso agir como uma pessoa de bem, resguardado e discreto.
Diogo Pereira
Diogo Pereira
CORONEL
CORONEL

Mensagens : 809
Pontos : 15037
Data de inscrição : 26/05/2011
Idade : 41
Localização : Porto Alegre

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com CR e documentos para legalização de marcador... Empty Re: Ajuda com CR e documentos para legalização de marcador...

Mensagem  Mebuffet Qui Ago 18, 2011 4:45 pm

diogo pelo que eu andei lendo por vários foruns, preciso ter 18 anos e ir em SFPC (se nao me engano ou algo assim) para fazer o pedido, no meu caso entrei no site da SFPC aqui do RS e mandei uma msg perguntando a respeito, em relação á sua resposta agradeço muito foi de extrema ajuda so que um arquivo está indisponivel e muitas informação sao de outro estado e isto me confundiu um pouco. Caso voce ou alguem tiver mais dicas fico já aradecido. Obrigado.

Obs: Caso eu adquira um marcador sem NF (nota fiscal) eu ainda consigo o CR para colocalo no meu mapa de equipamentos?
Mebuffet
Mebuffet
SARGENTO
SARGENTO

Mensagens : 26
Pontos : 14008
Data de inscrição : 28/06/2011
Idade : 30
Localização : Porto Alegre

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com CR e documentos para legalização de marcador... Empty Re: Ajuda com CR e documentos para legalização de marcador...

Mensagem  Diogo Pereira Sex Ago 19, 2011 4:48 am

Kra sem nota fiscal sem chance. E eu aki não vou apoiar nenhum modo de fazer isto que seja ilegal! Mas sem nota complica muito tua situação!
Diogo Pereira
Diogo Pereira
CORONEL
CORONEL

Mensagens : 809
Pontos : 15037
Data de inscrição : 26/05/2011
Idade : 41
Localização : Porto Alegre

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com CR e documentos para legalização de marcador... Empty Re: Ajuda com CR e documentos para legalização de marcador...

Mensagem  Gilnei Gurkha Sex Ago 19, 2011 10:50 am

Excluído o tópico com o mesmo nome no "off-topic".
Gilnei Gurkha
Gilnei Gurkha
CAPITÃO
CAPITÃO

Mensagens : 137
Pontos : 14791
Data de inscrição : 15/11/2010
Idade : 58

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com CR e documentos para legalização de marcador... Empty Re: Ajuda com CR e documentos para legalização de marcador...

Mensagem  Diogo Pereira Sex Ago 19, 2011 11:01 am

Mebuffet escreveu:diogo pelo que eu andei lendo por vários foruns, preciso ter 18 anos e ir em SFPC (se nao me engano ou algo assim) para fazer o pedido, no meu caso entrei no site da SFPC aqui do RS e mandei uma msg perguntando a respeito, em relação á sua resposta agradeço muito foi de extrema ajuda so que um arquivo está indisponivel e muitas informação sao de outro estado e isto me confundiu um pouco. Caso voce ou alguem tiver mais dicas fico já aradecido. Obrigado.

Obs: Caso eu adquira um marcador sem NF (nota fiscal) eu ainda consigo o CR para colocalo no meu mapa de equipamentos?

Aí já tem uma boa base...um passo a passo muito bem feito pelo autor...
Procura os mesmos orgãos aki no RS pra começar...
Mais dicas ou mais explicado que isto, só um "despachante" fazer o trabalho por vc.

E outra...é sempre bom terminar um tópico...se conseguir, vai postando as novidades, por que a coisa mais chata em um forum na minha opinião, são pessoas que vem pegam um pouco de INFO e somem, apenas usam o pessoal de boa vontade.
Então fica a dica...agradecer sempre a quem ajudou...e sempre tentar encerrar ou dar um parerer sobre como ficou o assunto...

Ahhhh GRANDE Gilnei Gurkha... Valeu por organizar o FORUM novamente!
Diogo Pereira
Diogo Pereira
CORONEL
CORONEL

Mensagens : 809
Pontos : 15037
Data de inscrição : 26/05/2011
Idade : 41
Localização : Porto Alegre

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com CR e documentos para legalização de marcador... Empty Re: Ajuda com CR e documentos para legalização de marcador...

Mensagem  gassis Ter Ago 30, 2011 7:48 pm

pessoal, sou novo aqui no forum e no paitball tb. Vou começar com uma história interessante que aconteceu hoje.
Então comprei meu Spyder MR1 la em sampa com nota e tudo mais, e hoje fui até o SFPC buscar informações sobre o CR para o marcador (disse que ainda não havia comprado) falei com 3 responsáveis pelo setor e os 3 me informaram que não tinha como registrar o marcador pois a diretoria do exercito em Brasília ainda não havia definindo como deveria ser feito o registro e quem ficaria responsável por eles. Eles inclusive disseram que tinham tido uma reunião ontem com um dos responsáveis lá de Brasília mas não conseguiram uma resposta sobre essa questão do registro. Eles falaram que a venda estava liberada somente para campos cadastrados no exército. Também comentaram que achavam um absurdo ter esse controle sobre armas de paintball. Pediram pra eu enviar e-mails para a diretoria de Brasília (procurem no goole por diretoria SFPC Brasília pois não posso postar links ainda) questionando e pedindo um posicionamento deles perante a situação atual e que movimentasse o pessoal que joga pra fazer o mesmo.

E agora pergunto: Como vocês tem feito? Ta todo mundo na ilegalidade? O que eu faço?

Abraço a todos!

gassis
SOLDADO
SOLDADO

Mensagens : 6
Pontos : 13785
Data de inscrição : 30/08/2011
Idade : 34
Localização : Porto Alegre

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com CR e documentos para legalização de marcador... Empty Re: Ajuda com CR e documentos para legalização de marcador...

Mensagem  Admin Ter Ago 30, 2011 9:11 pm

Sim está todo mundo Ilegal , até porque as lojas brasileiras na verdade essas importações são todas frias...Então apenas mantenham o bom senso quando portarem os marcadores...(PAREM DE FALAR ARMA) que nada acontece.
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 207
Pontos : 15012
Data de inscrição : 29/10/2010
Localização : Rio Grande do Sul

https://paintballrs.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com CR e documentos para legalização de marcador... Empty Re: Ajuda com CR e documentos para legalização de marcador...

Mensagem  gassis Ter Ago 30, 2011 9:31 pm

TiagoSouza escreveu:Sim está todo mundo Ilegal , até porque as lojas brasileiras na verdade essas importações são todas frias...Então apenas mantenham o bom senso quando portarem os marcadores...(PAREM DE FALAR ARMA) que nada acontece.

Obrigado pela confirmação. Falei arma pois foi o termo que eles la no SFPC utilizaram. Acho que devemos enviar e-mails para a diretoria cobrando deles uma solução para essa situação, como foi recomendado pelo pessoal do SFPC. Achei muito interessante que eles não mostram interesse em controlar os marcadores, eles acham que deveria ser liberado desde que não seja replica.

Abraço,

gassis
SOLDADO
SOLDADO

Mensagens : 6
Pontos : 13785
Data de inscrição : 30/08/2011
Idade : 34
Localização : Porto Alegre

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com CR e documentos para legalização de marcador... Empty Re: Ajuda com CR e documentos para legalização de marcador...

Mensagem  Admin Qua Ago 31, 2011 8:26 am

gassis escreveu:
TiagoSouza escreveu:Sim está todo mundo Ilegal , até porque as lojas brasileiras na verdade essas importações são todas frias...Então apenas mantenham o bom senso quando portarem os marcadores...(PAREM DE FALAR ARMA) que nada acontece.

Obrigado pela confirmação. Falei arma pois foi o termo que eles la no SFPC utilizaram. Acho que devemos enviar e-mails para a diretoria cobrando deles uma solução para essa situação, como foi recomendado pelo pessoal do SFPC. Achei muito interessante que eles não mostram interesse em controlar os marcadores, eles acham que deveria ser liberado desde que não seja replica.

Abraço,

O termo Réplica , não existe mais , ou mesmo simulacro , na ultima atualização do ART. foi adequado qualquer tipo de marcador com uso de ar/co2 etc etc etc..Tudo a mesma coisa agora...Isso pra nós é otimo...Mas nem eles mesmos conhecem a Lei pra vc´s ver o nivel de organização deles...
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 207
Pontos : 15012
Data de inscrição : 29/10/2010
Localização : Rio Grande do Sul

https://paintballrs.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com CR e documentos para legalização de marcador... Empty Re: Ajuda com CR e documentos para legalização de marcador...

Mensagem  Diogo Pereira Qua Ago 31, 2011 8:52 am

TiagoSouza escreveu:
gassis escreveu:
TiagoSouza escreveu:Sim está todo mundo Ilegal , até porque as lojas brasileiras na verdade essas importações são todas frias...Então apenas mantenham o bom senso quando portarem os marcadores...(PAREM DE FALAR ARMA) que nada acontece.

Obrigado pela confirmação. Falei arma pois foi o termo que eles la no SFPC utilizaram. Acho que devemos enviar e-mails para a diretoria cobrando deles uma solução para essa situação, como foi recomendado pelo pessoal do SFPC. Achei muito interessante que eles não mostram interesse em controlar os marcadores, eles acham que deveria ser liberado desde que não seja replica.

Abraço,

O termo Réplica , não existe mais , ou mesmo simulacro , na ultima atualização do ART. foi adequado qualquer tipo de marcador com uso de ar/co2 etc etc etc..Tudo a mesma coisa agora...Isso pra nós é otimo...Mas nem eles mesmos conhecem a Lei pra vc´s ver o nivel de organização deles...

Grande Tiagão...

Kra...deixa eu ver se eu entendi, ouve mudança na Lei (PORTARIA)? Quando?

Pela última informação que eu tinha o que estaria em vigor é a PORTARIA Nº 02-COLOG, DE 26 DE FEVEREIRO DE 2010.
Regulamenta o art. 26 da Lei nº 10.826/03 e o art. 50, IV, do Decreto nº 5.123/04 sobre réplicas.

O que vc quiz dizer com ART, pra mim é Anotação de Responsabilidade Técnica, que pode ser emitida por qualquer profissional habilitado de engenharia ou técnico, mas e que não tem nada haver com a lei. Mas que tem haver com fabricação, inspeção ou reparo de equipamentos.

Manda mais infos...fiquei interessado.

Até tem um arquivo comentado sobre esta portaria...

http://www.mvb.org.br/userfiles/anotacoes_port_02_mvb.pdf

Abraço


Última edição por diogopp em Qua Ago 31, 2011 9:20 am, editado 2 vez(es)
Diogo Pereira
Diogo Pereira
CORONEL
CORONEL

Mensagens : 809
Pontos : 15037
Data de inscrição : 26/05/2011
Idade : 41
Localização : Porto Alegre

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com CR e documentos para legalização de marcador... Empty Re: Ajuda com CR e documentos para legalização de marcador...

Mensagem  gassis Qua Ago 31, 2011 9:09 am

De acordo com o pessoal lá da SFPC o que é valido é a PORTARIA Nº 02-COLOG, DE 26 DE FEVEREIRO DE 2010 até levei uma cópia comigo para confirmação.
Como disse acima, vamos enviar e-mails para a diretoria do SFPC pra ver se eles se mexem pra resolver isso logo.

Abraço,

gassis
SOLDADO
SOLDADO

Mensagens : 6
Pontos : 13785
Data de inscrição : 30/08/2011
Idade : 34
Localização : Porto Alegre

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com CR e documentos para legalização de marcador... Empty Re: Ajuda com CR e documentos para legalização de marcador...

Mensagem  Ruschel Qua Ago 31, 2011 10:50 am

E ai pessoal,
Eu fui junto com o "gassis" lá no Exército saber dessa história ai.
Segundos os militares, o que está valendo é a portaria que o "gassis" citou acima.
Nessa portaria está escrito:
".....Art. 2º Para aplicação destas normas são estabelecidas as seguintes definições:

I - réplica ou simulacro de arma de fogo: para fins do disposto art. 26 da Lei 10.826/03 é um objeto que visualmente pode ser confundido com uma arma de fogo, mas que não possui aptidão para a realização de tiro de qualquer natureza;...."
Então pelo o que eu entendi é só não tirar o sistema interno do marcador que está valendo qualquer coisa.

Sobre o CR e autorização e talz. Não está sendo dada autorização pelo Exército, por que ainda não foi definido os procedimentos para poder dar a autorização. Então todos que comprarem marcadores estão ilegais e por enquanto, aqui no Rio Grande do Sul, não tem como legalizar o equipamento. Segundo os militares, quem for pego com marcadores, o mesmo será apreendido. Só que eu procurei em fóruns, se alguém teve o marcador apreendido e não encontrei nada. EU ACHO que eles não estão fiscalizando, como o "TiagoSouza" citou, só não dar bandeira, andar com os marcadores guardados e desmontados. Eu comprei o equipamento junto com o "gassis", estamos planejando um jogo já, não vou deixar de utilizar o meu marcador.

As portarias estão no site da Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados, a DFPC. ( só colocar no google "DFPC", é o primeiro link e ir em "Legislação"). Então pessoal, como dica dos militares que nos atenderam e do "gassis", vamos enviar email para a Diretoria, cobrando uma definição sobre o assunto, faz tempo que eles estão fazendo reuniões e ainda não decidiram nada.
Um abraço a todos.

Ruschel
RECRUTA

Mensagens : 3
Pontos : 13785
Data de inscrição : 30/08/2011
Idade : 34
Localização : Porto Alegre

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com CR e documentos para legalização de marcador... Empty Re: Ajuda com CR e documentos para legalização de marcador...

Mensagem  Diogo Pereira Qua Ago 31, 2011 11:42 am

Pessoal...

Primeiramente sejam bem vindos ao Forum, e parabéns pela iniciativa de consultar nossos órgãos de regulamentação e fiscalização e vir aqui no site postar a conversa que tiveram com tais autoridades, até recebi um email de 1 de vocês contando a conversa em mais detalhes, obrigado.

Novamente acho louvável a atitude de cobrarmos nossos direitos, cobrarmos uma regulamentação aceitável, algo praticável e não burocrático, e que não vire uma nova fonte de receita extra (TAXAS) para o governo em nossas costas, só deixo aqui desde já um alerta, este email dirigido a nossas autoridades deve ser muito bem redigido, pensado, e porque não dizer "tendencioso" para o lado dos praticantes de Paintball, pois já que há uma certa "lacuna" ou falta de entendimento ou leitura sobre o esporte, nada melhor que os praticantes para ajudar nesta tarefa, mas novamente cuidado com as palavras pois que regulamentará será as autoridades, então tudo que "cada individuo" escrever podem virar contra todos nós.

De antemão fica o aviso, nada de emails do tipo....

..."Meu nome é fulano de tal..."BAH" "SEU CORONEL"..."libera" o Paintball "pra" "gurizada"..."
..."Bah" minha "arma" de Paintball...
..."bah" será que tem "poblema" se eu brinca com meu irmão no pátio lá do "ap"...

Lembrando o Marcador de Paintball é algo que pode ferir alguém mesmo sendo regulamentado e liberado, temos que ter responsabilidade ao porta-lo e usa-lo, eu me sentiria extremamente chateado em ler que alguém que não pratica o esporte fosse ferido por uma irresponsabilidade do usuário do algum marcador.

E por fim, acho que vcs estão muito atucanados com relação aos marcadores, realmente ainda não esta regulamentado, mas também não há fiscalização específica para Paintball, não conheço caso de apreensão no estado. Conheço militares que praticam, Policiais Civis e Militares que praticam, até há ótimos exemplos no nosso litoral gaúcho de eventos com militares e policiais militares, tanto no litoral norte quanto no sul.

Então façam como "maioria" dos praticantes de Paintball do nosso estado, haja com descrição, responsabilidade, atitude de pessoa de bem e madura, onde leu isto...entenda como (Marcador desmontado na mala do carro quando em transporte, só montar em casa para manutenção, em campo ou evento, não levar para lugares para mostrar para os amigo, não usar como "arma" para impor medo em alguém, não andar como o "RAMBO" todo camuflado quando vai jogar.

Se se tudo isto não adiantar e mesmo assim for parado, fale sempre a verdade, fale que pratica Paintball, que ta indo de tal lugar para tal lugar, diga que tem um "MARCADOR" de paintball desmontado na mala do carro, que é uma pessoa de bem, colabore com tudo que policial lhe for solicitado, seja educado, provavelmente o pessoal ele vai ficar curioso e vai querer ver o equipamento, e deve conhecer alguém que pratica.

Acho que ficou grande a resposta mas espero ter ajudado...

Diogo Pereira
Diogo Pereira
CORONEL
CORONEL

Mensagens : 809
Pontos : 15037
Data de inscrição : 26/05/2011
Idade : 41
Localização : Porto Alegre

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com CR e documentos para legalização de marcador... Empty Re: Ajuda com CR e documentos para legalização de marcador...

Mensagem  gassis Qua Ago 31, 2011 11:58 am

Concordo com o que o diogopp falou. Na verdade, nem tinha pensando nessa questão de e-mails com do padrão do português Neutral realmente se for para escrever alguma coisa, que seja bem escrita. Sobre as apreensões, quando comentamos com o pessoal do SFPC sobre as lojas que tinham pelo Brasil, inclusive aqui no RS eles comentaram que haviam fechado e confiscado uma loja aqui na grande POA, só não lembravam o nome da loja.

gassis
SOLDADO
SOLDADO

Mensagens : 6
Pontos : 13785
Data de inscrição : 30/08/2011
Idade : 34
Localização : Porto Alegre

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com CR e documentos para legalização de marcador... Empty Re: Ajuda com CR e documentos para legalização de marcador...

Mensagem  Alexandre Hernandez Qua Ago 31, 2011 1:03 pm

diogopp escreveu: Se se tudo isto não adiantar e mesmo assim for parado, fale sempre a verdade, fale que pratica Paintball, que ta indo de tal lugar para tal lugar, diga que tem um "MARCADOR" de paintball desmontado na mala do carro, que é uma pessoa de bem, colabore com tudo que policial lhe for solicitado, seja educado, provavelmente o pessoal ele vai ficar curioso e vai querer ver o equipamento, e deve conhecer alguém que pratica.

Acho que ficou grande a resposta mas espero ter ajudado...


Ja fui parado pela PRE na saida do nosso campo(marcador desmontado e na mala), me pediram pra ver estepe e macaco, quando abri a mala o policial me pediu pra montar o marcador pra ele ver como funcionava e disse que tinha curiosidade pra saber como se jogava e se machucava muito, mostrei tbm a nota fiscal e fui liberado numa boa.

Ja existe um topico sobre esse asunto aqui no forum https://paintballrs.forumeiros.com/t221-como-portar-seu-marcador-e-equipamentos-nao-denigra-o-esporte

deem uma olhada é bem interessante.
Alexandre Hernandez
Alexandre Hernandez
CAPITÃO
CAPITÃO

Mensagens : 100
Pontos : 14795
Data de inscrição : 31/10/2010
Idade : 48
Localização : Rio Grande - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com CR e documentos para legalização de marcador... Empty Re: Ajuda com CR e documentos para legalização de marcador...

Mensagem  gassis Qua Ago 31, 2011 1:23 pm

Ótimo tópico mesmo, Alexandre. Mas temos que lembrar que com a situação atual nenhuma dessas "técnicas" é garantia de sair ileso. Se pegar um PM que não queira te ajudar, não tem documento que te salve.


Última edição por gassis em Qua Ago 31, 2011 1:59 pm, editado 1 vez(es)

gassis
SOLDADO
SOLDADO

Mensagens : 6
Pontos : 13785
Data de inscrição : 30/08/2011
Idade : 34
Localização : Porto Alegre

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com CR e documentos para legalização de marcador... Empty Re: Ajuda com CR e documentos para legalização de marcador...

Mensagem  Diogo Pereira Qua Ago 31, 2011 1:51 pm

gassis escreveu:Ótimo tópico mesmo, Alexandre. Mas temos que lembrar que com a situação atual nenhuma dessas "técnicas" é garantia de sair ileso. Se pegar um PM ou o que for que não acordou legal no dia, a mulher boto chifre nele ou ele simplesmente tá afim de ferrar contigo, não tem documento que te salve.

Caro amigo...mais respeito quando falar da PM ou qualquer outra autoridade do tipo.

O Policial já vai ta te fazendo um favor em te liberar pois esta indo contra a lei e suas regras, estamos pedindo compreensão por parte das autoridades (PM,EB, etc), estamos nos dando super bem até o presente momento mesmo sem qualquer tipo de liberação para marcadores, e tu expressa esta tua opinião sobre o PM, se pensa realmente deste modo, guarda pra vc, pelo e não escreve no forum.

Só deixando bem claro não sou da B.M., P.C., nem E.B., en m qq orgão ligado aos mesmos... mas achoque devemos respeito ao pessoal.

Afffffffffff
Diogo Pereira
Diogo Pereira
CORONEL
CORONEL

Mensagens : 809
Pontos : 15037
Data de inscrição : 26/05/2011
Idade : 41
Localização : Porto Alegre

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com CR e documentos para legalização de marcador... Empty Re: Ajuda com CR e documentos para legalização de marcador...

Mensagem  gassis Qua Ago 31, 2011 2:00 pm

mensagem editada, peço desculpas.

gassis
SOLDADO
SOLDADO

Mensagens : 6
Pontos : 13785
Data de inscrição : 30/08/2011
Idade : 34
Localização : Porto Alegre

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com CR e documentos para legalização de marcador... Empty Re: Ajuda com CR e documentos para legalização de marcador...

Mensagem  Ruschel Qua Ago 31, 2011 3:17 pm

Interessante o tópico de como transportar o equipamento, boas dicas. Vendo agora os comentários de quem já foi parado pela polícia e mostrou os marcadores, fico mais tranquilo. Eu fiquei preocupado depois da noticia que recebemos no quartel, mas agora ta beleza, o dia que transportei o meu marcador para testa-lo, carreguei ele desmontado dentro de uma mochila, mas a mochila estava em cima do banco do carona do carro. Vou procurar carregar no porta-malas. Espero que o exército deixe de fiscalizar os marcadores, vou mandar um email para a diretoria, seguindo os conselhos do "diogopp" e escrever o email de maneira adequada, até por que eu também não quero que eles fiquem contra o pessoal que joga paintball. Se eles responderem o email, eu posto aqui no fórum.
Eu vi que em outro tópico existe um abaixo assinado, que inclusive já assinei, alguém sabe se esse abaixo assinado já foi entregue ao Exército ou à Diretoria?

Ruschel
RECRUTA

Mensagens : 3
Pontos : 13785
Data de inscrição : 30/08/2011
Idade : 34
Localização : Porto Alegre

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com CR e documentos para legalização de marcador... Empty Re: Ajuda com CR e documentos para legalização de marcador...

Mensagem  Alexandre Hernandez Qua Ago 31, 2011 3:38 pm

gassis escreveu:Ótimo tópico mesmo, Alexandre. Mas temos que lembrar que com a situação atual nenhuma dessas "técnicas" é garantia de sair ileso. Se pegar um PM que não queira te ajudar, não tem documento que te salve.

Garantia nenhuma ams ajuda MUITO ser educado e respeitoso seja qual for a autoridade fiscalizadora geralmente com educação da pra sair de varias situações, acho que foi no paintballcenario.com.br que li um fato de um grupo que ia jogar e se encontraram em uma esquina do centro pra irem junto quando alguns arigós tiveram a infeliz ideia de mostrarem os marcadores(alpha black) não deu 10 minutos tinha um monte de viaturas em volta, e depois de explicado e bem mijados foram liberados.Claro não é regra pode acontecer de não ser liberado mas se tiver tudo certo possivelmente não tera problema.
Alexandre Hernandez
Alexandre Hernandez
CAPITÃO
CAPITÃO

Mensagens : 100
Pontos : 14795
Data de inscrição : 31/10/2010
Idade : 48
Localização : Rio Grande - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com CR e documentos para legalização de marcador... Empty Re: Ajuda com CR e documentos para legalização de marcador...

Mensagem  jedi_rafa Ter Out 25, 2011 6:11 pm

1° Belo post diogopp mais mastigado do que isso só como voce citou (despachante) hehehe

2° Esta bagunça toda so prova por que em nosso Pais existe Pirataria e ilegalidade, olha a burocracia que é para ser legalizado...
jedi_rafa
jedi_rafa
TENENTE
TENENTE

Mensagens : 53
Pontos : 13670
Data de inscrição : 22/10/2011
Idade : 40
Localização : Alvorada

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com CR e documentos para legalização de marcador... Empty Re: Ajuda com CR e documentos para legalização de marcador...

Mensagem  menegotto Seg Out 31, 2011 5:44 pm

alguém tem cofre em casa? é necessário para tirar CR no RS o sargento do exercito visita a casa do endereço do CR e só libera se tiver cofre para guardar a arma, para evitar de crianças/menores terem acesso a arma.

O segundo problema é que CR é um registro, e não uma liberação pra andar na rua. De bosta nenhuma adianta vc ter CR da sua marcadora e ser pego com ela na rua. Se for pego, e se o policial aplicar a LEI vc está encrencado!

Para poder transportar ela, tem que ter uma guia de tráfego. Ou seja, a cada jogo que vc for, antes tem que ir na PF, pedir a guia de transporte, pagar as taxas (obvio) e esperar a autorização deles (nunca a tempo) e só vale por um diz, em horário estabelecido e percurso estabelecido.

LEMBREM-SE para carregar marcadora (armamento restrito) somente com PORTE DE ARMA DE FOGO e esse só ganha quem tem motivo (puliça ou grandão)
menegotto
menegotto
CORONEL
CORONEL

Mensagens : 480
Pontos : 15167
Data de inscrição : 09/11/2010
Idade : 36
Localização : Esteio - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com CR e documentos para legalização de marcador... Empty Re: Ajuda com CR e documentos para legalização de marcador...

Mensagem  menegotto Seg Out 31, 2011 5:46 pm

o que a maioria não entende na legislação é que NÃO HÁ DIFERENÇA ENTRE UMA MARCADORA DE PAINTBALL E UMA ARMA DE FOGO DE ALTO CALIBRE!!!! UM M4A1 DE VERDADE E UMA A5 CUSTOMIZADA É A MESMA COISA AS VISTAS DO EXERCITO!!!!

menegotto
menegotto
CORONEL
CORONEL

Mensagens : 480
Pontos : 15167
Data de inscrição : 09/11/2010
Idade : 36
Localização : Esteio - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com CR e documentos para legalização de marcador... Empty Re: Ajuda com CR e documentos para legalização de marcador...

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos