Buscar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Busca avançada

Últimos assuntos
» Formatação da Documentação
Qui Set 01, 2016 11:24 am por Hound

» COMPRA DE MARCADOR EM PORTO ALEGRE
Sex Maio 22, 2015 2:21 pm por Fernando Marcon

» Compro kit stock/front sights para X7
Qua Maio 21, 2014 9:01 pm por Baptista

» Foregrip X7
Ter Fev 04, 2014 3:16 am por Baptista

» Novato de Porto Alegre
Ter Jun 04, 2013 12:25 pm por guerra

» EVENTO 2 EM 1 (CENARIO E R.A) IMBÉ - 07/04/2013 - PRÉVIA
Ter Mar 12, 2013 4:35 pm por Admin

» Táticas básicas Militar "101S"
Qui Mar 07, 2013 5:55 pm por Admin

» Reborn e áreas de segurança
Dom Fev 24, 2013 7:48 pm por Admin

» MARCADORES CAMO SONHO DE CONSUMO
Seg Fev 18, 2013 8:11 am por MAYCONN ANDRADE

Outubro 2017
SegTerQuaQuiSexSabDom
      1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031     

Calendário Calendário

Votação

Reguladores de pressão

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Reguladores de pressão

Mensagem  jniche em Qui Nov 04, 2010 2:42 pm

INTRODUÇÃO
INFORMAÇÕES BÁSICAS SOBRE MARCADORES
INFORMAÇÕES BÁSICAS SOBRE USO DO CO²
O Calor e a Segurança
Por que tudo congela na hora das rajadas ?
Descobrindo as soluções
REGULADORES DE PRESSÃO
O HPA , ou Ar Comprimido
Mas e sobre o HPA?
Voltando aos reguladores de pressão
Então, eu quero um regulador, e agora?
Hora de comprar!
Agora como faço para configurar esta coisa?
Configurando o seu Regulador de Pressão.
CONCLUSÃO


INTRODUÇÃO
No mundo de hoje, de marcadores de baixa, e alta pressão, os reguladores são quase imprescindíveis. No entanto, existem ainda muitos de nós que usam o bom e velho CO², e marcadores que nunca viram um regulador de pressão. No entanto, aqueles que possuem marcadores já com os reguladores, não podem ter dúvidas sobre a necessidade deles, e devem aprender mais sobre o que eles fazem, porque eles estão no seu marcador, e porque é uma coisa boa tê-los regulados. Para aqueles que ainda não tem um regulador de pressão, continuem a ler para saber mais sobre eles e se há ou não a necessidade de obter um no futuro.

Ah, você já usa CO² sem problemas? Então, por que gastar dinheiro com um regulador? Para responder adequadamente a essa pergunta você precisa saber como um marcador de paintball funciona, como o CO² se comporta, e como essas coisas afetam aonde a bolinha vai quando você atira.

INFORMAÇÕES BÁSICAS SOBRE MARCADORES
Primeiro, vamos revisar algumas noções básicas sobre o marcador de paintball. Todos os marcadores exigem certa quantidade de ar a certa pressão, a fim de impulsionar uma bolinha para fora do cano em uma determinada velocidade. Um aumento na pressão ou na quantidade de gás utilizado por tiro vai aumentar a velocidade da bolinha. Em marcadores Spyder por exemplo, quando você ajusta o parafuso para aumentar a velocidade, o que você está realmente fazendo é aumentando a força com que o sistema de disparo (bolt, etc.) vai atuar. Quanto mais tempo a válvula permanece aberta, maior a quantidade de ar que passa para o Bolt que vai disparar a bolinha e, assim, ocorre o aumento na velocidade. É o volume (quantidade de gás), que aumenta quando os parafusos de velocidade são ajustados, e não a pressão. Tenha isso em mente.

Todos os marcadores mecânicos Semi-Auto exigirão também uma parte do gás para retornar o marcador para a posição de um novo disparo. Marcadores projetados para operar com o CO² podem operar a pressões muito elevadas (com algumas exceções). Eu sei que isso soa muito vago, mas vamos juntar tudo aqui mais a frente.

INFORMAÇÕES BÁSICAS SOBRE USO DO CO²
O CO² é usado no paintball de duas formas. A primeira forma é como um líquido. A segunda é como um gás. É o gás CO² que nós usamos para funcionar nossos marcadores e atirar as bolinhas. No entanto, em nossos tanques, ele está na sua forma líquida. O CO² é mais condensado quando está em forma líquida. Assim, uma pequena quantidade de líquido de CO² pode expandir-se para uma quantidade muito maior de gás CO². Considerando que nossos marcadores são projetados para operar com um gás e não com um líquido, temos de ter a mudança de CO² da forma líquida armazenada para a forma de gás.

Mas como isso é feito? Duas coisas são necessárias e provocam a mudança do CO² de um líquido para um gás. Uma delas é um aumento da área e o outro é o calor. A primeira delas pode ser um pouco difícil de entender no início. Vamos dizer que você tem um tanque de CO² 20 oz. Quando você tem seu tanque cheio, ele é preenchido com algo em torno de 17 oz, isso deixa uma pequena área de 3 oz no tanque, o que permitirá que uma pequena porção de líquido para se transforme em um gás, por isso não obrigue o abastecedor a colocar as 20 oz no seu cilindro. No entanto, se costumamos montar nossos tanques horizontalmente em nossos marcadores, esta bolha de gás não ficará perto da válvula do tanque, até que o tanque fique meio vazio, ou meio cheio, rsrsrs. É por isso que alguns cilindros de CO² são equipadas com um anti-sifão. O anti-sifão é um pequeno tubo instalado na válvula, em seguida, faz uma volta de 90 graus para cima no sentido do local onde está esta bolha de gás. Isso ajuda, mas não elimina a possibilidade de CO² líquido entrar no marcador.

Uma câmara de expansão pode ser instalada em um marcador para ajudar o CO² líquido a se transformar em gás enquanto segue em direção à marcadora. Sem uma câmara de expansão, o CO² líquido só tem um pequeno e estreito tubo para tentar se expandir em gás. Com a área maior oferecida por uma câmara de expansão, o CO² líquido tem um tempo maior para fazer a transição. Se você usar um Remote, ele também funciona como uma câmara de expansão, dando ao CO² líquido mais espaço para se transformar em um gás, funcionando como uma espécie de câmara de expansão.

O Calor e a Segurança
Lembre-se que também mencionamos que o calor tem um papel importante na transição de um estado líquido para o estado gasoso. Você já sabe que, para que a água mude de um sólido para líquido ou de líquido para gás, alguma energia em forma de calor deve ser adicionada ao sistema. Com o CO² não é diferente, funciona da mesma maneira, mas a diferentes temperaturas.

Então, vamos voltar ao cilindro de 20 oz novamente. Supondo que ele tenha 17 oz de CO² líquido, e vamos dizer que a temperatura externa seja de 10 Celsius. A pressão na válvula nessa situação é de aproximadamente 900psi. Agora se temperatura subir para 21 Celsius, o aumento do calor vai causar mais conversão líquido para gás dentro do cilindro, mas o volume do cilindro continuou o mesmo. No entanto, o gás ocupa mais espaço que o líquido (lembra-se que falamos que pouco líquido se transforma em uma grande quantidade de gás ?). Portanto, a pressão no reservatório pode aumentar para 1200 psi ! É por isso que temos discos de ruptura, as chamadas válvulas de segurança, em nossos tanques de CO². Esses discos garantem que, se o cilindro estiver cheio demais ou a temperatura começou a aumentar provocando um acúmulo de pressão dentro do cilindro, o mesmo não exploda, mas sim o disco de ruptura, como conseqüência temos o alívio imediato da pressão interna, salvando o cilindro e quem estiver por perto. Daí a necessidade de manutenção preventiva dos cilindros, com profissionais especializados no assunto, que verificam, inclusive a qualidade e a vaidade destes discos de ruptura.

Por que tudo congela na hora das rajadas ?
Agora, vamos dizer que você tem aquele cilindro de 20 oz mesmo, e a temperatura ambiente é de 21 Celsius com 17 oz de CO² líquido e cerca de 1200 psi, mas agora ele está conectado a um marcador. Quando você executa um disparo, uma série de coisas acontece. Primeiro, o ar no marcador que é armazenado por trás do mecanismo de disparo é liberado para o bolt e, lógico, para o cano. Isto reduz a pressão em todo o sistema. Como a gás que está no cilindro, está sob uma maior pressão, há uma tendência de equalização da pressão entre marcadora e cilindro, de modos que, tem início a alimentação de gás do cilindro para o mecanismo de disparo, e assim sucessivamente a cada novo disparo.
Isto reduz a pressão no cilindro e permite maior espaço para mais CO² líquido para se transformar em gás. No entanto, para que ocorra esta conversão líquido/gás, nós mencionamos que, o CO² líquido necessita de calor, mas a temperatura ambiente não mudou. Assim, a temperatura em volta do cilindro de CO² vai cair um pouco, pois, energia em forma de calor é retirada do ar para permitir que o líquido se converta em gás e preencha o espaço criado pelo disparo do marcador. Quanto mais rápidos forem os disparos do marcador, mais energia de calor será tirada do ar em torno da garrafa, e do sistema todo, inclusive dentro da sua marcadora, para que o CO² líquido se converta em gás e acompanhe a demanda. Ai é que aparece o problema.
Como o calor é retirado do ar em torno do cilindro e/ou do sistema a cada tiro, isso significa que cada tiro subseqüente tem menos energia do calor no ar, assim, em determinado momento pode não existir calor suficiente para converter tanto líquido em um gás como existia no tiro anterior. Com a falta de calor na região para equilíbrio da temperatura, o resultado será o resfriamento do cilindro e do sistema de disparo, podendo chegar ao congelamento. Isso acontecerá em uma seqüência muito grande de disparos com alta cadência de tiros. Além disso, como a pressão no sistema cai muito rapidamente, cai também a velocidade do seu disparo e, portanto, o seu alcance. Agora, a boa notícia é que se você, “segurar um pouco o dedo” o ar em volta do cilindro, e no sistema, irá aquecer mais uma vez e tudo se resolve.

Descobrindo as soluções
Conforme as observações acima, podemos inferir que, dependendo de quanto você “larga o dedo”, a configuração de equipamentos que você tem, e a temperatura ambiente, a velocidade de seus disparos irá variar muito se você estiver usando CO². Se a temperatura ambiente for de 15 Celsius pela manhã, quando você começar a jogar, mas chega a 35 na parte da tarde, o marcador vai atirar mais e melhor, uma vez que o ambiente está mais quente.
É por isso que quando você opera com o CO², embora não tenha tocado o parafuso de velocidade (lembre-se que é um ajuste de volume de ar) sua velocidade de disparo vai subir e descer conforme a pressão da fonte de CO² varia para cima ou para baixo.
Você já regulou o volume de ar que está entrando em seu marcador com o ajuste da velocidade, agora é hora de regular a PRESSÃP do CO² também. Ai entra o regulador de pressão, objeto principal deste tópico.

REGULADORES DE PRESSÃO
Reguladores, simplesmente, pegam um gás sob alta pressão e o reduz a uma pressão inferior. Como eles fazem isso, também é bastante simples. Eu mencionei isso no início, mas vou destacar aqui que um princípio básico dos gases é que se você tiver um certo volume de gás em dois recipientes diferentes, mas ligados entre si, a pressão vai tentar se igualar em ambos. Um regulador trabalha com este princípio.

Embora existam alguns tipos diferentes de reguladores todos eles funcionam sob o mesmo princípio básico. Há duas câmaras no regulador. Uma delas é a câmara de entrada e a outra é a câmara regulada. Estas duas câmaras estão ligadas por um caminho que pode ser fechado com um êmbolo. Este êmbolo está ligado a um pistão no topo da câmara regulada. Este pistão tem uma mola que permite ser ajustada para aumentar ou diminuir a pressão exercida contra o pistão. A quantidade de pressão que exerce esta mola será ligeiramente inferior à pressão do gás na câmara regulada. Assim, se a pressão na câmara regulada é inferior à pressão da mola, o pistão se move para baixo e provoca a abertura entre as câmaras de alta (cilindro) e baixa pressão (regulador) permitindo o fluxo de gases do cilindro para a câmara de baixa pressão (regulador). Uma vez que a pressão na câmara de baixa pressão é igual à da mola de regulagem do pistão, o pistão volta-se contra esta mola e fecha o duto entre o cilindro e o regulador. A imagem abaixo ilustra o funcionamento descrito aqui. O regulador das TM7 e TM15 são exemplos deste modelo de regulador.


(Imagem original: Zdspb.com)



O HPA , ou Ar Comprimido
Agora que você já é praticamente um doutor em como funciona o CO², em relação ao seu marcador, e os princípios básicos de funcionamento de um regulador de pressão, podemos começar a discutir se você precisa, ou não, de um regulador de pressão.

Mas e sobre o HPA?
Tá bom, vamos lá, em nossa discussão sobre o CO² você notou que as principais questões giravam em torno de conversão de CO² de um líquido em um gás, certo? Bem, o HPA já é armazenado como um gás, assim não tem nenhuma dessas questões. E é justamente causa disso que você vai ter o benefício da pressão constante usando HPA, pois não há líquido esperando para ser convertido em mais gás.

É por isso também que os tanques HPA são avaliados pela capacidade (como em 48ci ou polegadas cúbicas) e pressão (3000psi ou 3k psi). Os fabricantes de cilindros de HPA compensam esta não conversão líquido/gás armazenando gás sob uma pressão muito alta (daí o nome HPA = High Pressure Air). No entanto, o seu marcador não foi concebido para trabalhar em 3000 psi, logo, esta pressão deve ser regulada para um valor utilizável como 850psi por exemplo, comum nas Tippmann. Há geralmente três tipos de reguladores em tanques de HPA. Há os de alta pressão fixa (850psi), há os de baixa pressão fixa (450psi) e os que permitem ajustes para que você defina a pressão de saída. Poderíamos falar sobre os benefícios de cada um, mas isso não é o objetivo desta discussão. O importante aqui é saber que todos os tanques de HPA já são regulados de alguma forma de fábrica.

Por isso e muito importante você escolher bem onde vai comprar seu cilindro, pois uma orientação errada de um vendedor mal intencionado, pode te trazer muitos problemas.

Voltando aos reguladores de pressão
Então, como você vai saber se você precisa de um regulador? Bem, tecnicamente as únicas pessoas que precisam de um regulador são aquelas pessoas que usam marcadores que não podem operar com altas pressões que um tanque de CO² pode produzir. A maioria dos novos marcadores que trabalham em baixa pressão já tem algum tipo de regulador para reduzir a pressão de entrada ao nível que eles precisam. Alguns até exigem que o proprietário use somente tanques de HPA, caso das Battle Tested BT da série TM (TM-7 e TM-15).

Mas, para a maioria dos jogadores, um regulador é opcional. Há, no entanto, uma série de benefícios de se ter um regulador. Antes de tudo, ele é uma fonte de ar mais consistente. Configurado corretamente (e nós vamos chegar a este ponto já já) ele irá entregar ao seu marcador uma pressão previsível e correta, fazendo com que cada paintball saia do cano a uma velocidade muito mais consistente. Além disso, uma vez que não estão operando na mesma faixa de pressão oferecida pelo tanque de CO² , você acaba tendo uma espécie de pulmão reserva de pressão que ajudará a manter a estabilidade pelo maior tempo possível. A desvantagem de um regulador de pressão é o custo, pois um bom regulador não sai barato.

Regulador da Palmer


Regulador da RAP4


Reguladores fixados ao On/Off do Remote




Então, eu quero um regulador, e agora?
Agora você precisa escolher como você quer sua configuração do sistema. O quê? Você pensou que só precisava escolher em comprá-lo? Ah, não, é mais do que isso. Primeiro você precisa determinar como você deseja sua configuração.
1. Vai ser CO² ou HPA?
2. Você está usando HPA e deseja adicionar um segundo regulador para melhorar? (Observação: configurações regulador duplo são mais difíceis de acertar, mas oferecem mais consistência do que uma configuração de regulador único, especialmente em sistemas de CO².)
3. Você está usando Remote Line?
4. Você está usando seu cilindro na vertical ou na horizontal?
5. Vai usar uma câmara de expansão?
6. Quanto você está disposto a gastar?

Todas estas questões precisam ser respondidas para determinar qual regulador será melhor.

A regra geral é; Quanto mais perto seu regulador ficar da válvula de pressão a mais eficiente ele será. No entanto, por vezes, é mais conveniente montar o regulador em outro lugar. Se você usar um Remote, você pode colocar o regulador entre a mangueira e a válvula on/off, para que você possa ter uma fonte de ar regulada para qualquer marcador você usar com este Remote. Alguns marcadores permitirão que você os coloque na frente do gatilho, na linha de alimentação, com bastante facilidade, enquanto outros não. Então olhe para o seu marcador, e determine a melhor forma de instalar o seu regulador.


Hora de comprar!
Um bom regulador, como os da Palmer (versão In-line) pode fazer uma enorme diferença se você estiver usando CO² como sua fonte de propelente.

Para sistemas baseados em CO², a escolha é realmente muito fácil. A Pursuit Palmer's Shop faz um regulador especificamente concebido para os sistemas de CO². Se você for do tipo que usa seu cilindro horizontalmente, o estabilizador não só irá regular o CO², mas também impedir que o CO² líquido de entre no marcador. A outra coisa boa sobre o Palmer é que eles vêm em muitas formas diferentes, então não importa o marcador que você tem, ou como você planeja configurar o sistema, existe sempre um regulador que irá trabalhar bem com ele.

Agora como faço para configurar esta coisa?
Eu vou assumir aqui que você fez sua lição de casa sobre como você queria configurar o sistema e que você tem um regulador que vai caber neste sistema e que a questão de como ligar o regulador no seu marcador não é um problema. Então, vamos entrar em como montar um regulador.

Um conselho aqui, ainda antes de começarmos. Este guia é bom para os marcadores que são projetados para funcionar em CO² e não tenham um sistema de alimentação que usa o gás, como o Cyclone Tippmann. Os marcadores com Cyclone necessitam de uma maior pressão para operar. Sugiro não deixar cair a pressão de entrada de alimentação desses marcadores abaixo 800PSI. Eles podem ter um regulador de pressão de CO² até superior a 1200 psi, mas o procedimento de configuração que estamos prestes a descrever não se aplica neste caso.

Configurando o seu Regulador de Pressão.
1. - Primeiro instale o regulador de Pressão entre o seu marcador e o tanque cheio de CO².
2. - Em seguida, diminua o seu parafuso de ajuste de velocidade do marcador para a sua configuração mais baixa possível. Agora execute de 10 a 20 disparos. Você não precisa colocar bolinhas no marcador dê apenas tiro de ar.
3. - Se o marcador funcionar como deveria, em seguida, diminua a pressão de saída do regulador de pressão e dê mais uns 10 ou 20 tiros.
4. - Continue baixando a pressão de saída do regulador e testando os disparos, enquanto o marcador continuar a atirar corretamente.
5. - Em algum ponto, porém, o marcador não vai funcionar corretamente, possivelmente não vai voltar à posição de um novo disparo.
6. - Nesse ponto você deve agora aumentar a pressão de saída do regulador um pouco, voltando o parafuso, e disparar mais 10 a 20 tiros.
7. - O marcador pode não re-armar de novo, mesmo você tendo voltado o parafuso de pressão do regulador. Mas isso é normal.
8. - Se isso acontecer, repita o passo sete, voltando mais um pouco o parafuso de pressão do regulador até o “problema” desaparecer, e seu marcador funcionar normalmente.
9. - Pronto, esta é a definição ideal de pressão de funcionamento para o seu marcador.
10. - Coloque algumas bolinhas e utilizando um cronômetro (e vestindo uma máscara... sempre usar uma máscara quando se lidar com um marcador carregado), verificar em qual velocidade o marcador está atirando. Deve ser alguma coisa perto de 220 fps.
11. - Agora ajuste a velocidade até que chegue a velocidade desejada por você, mas nunca deixe com mais de 280 fps.

Um sistema de regulador duplo seria acertado da mesma maneira, mas você teria de começar por configurar o regulador mais próximo do marcador, conforme os passos acima.

Dosi reguladores em um mesmo marcador




CONCLUSÃO
Bem, é isso, os reguladores, em poucas palavras, (poucas palavras ???). Para quem usa CO², eles são extremamente recomendados, dados os benefícios que você já leu. Para quem usa HPA, o custo benefício de um regulador não compensaria.
Se você pesquisar na Internet, há uma infinidade de informações sobre os reguladores de pressão, diferentes tipos e quais irão trabalhar melhor com o seu sistema.

Tradução:
Fabão – Equipe Banned de Paintball Cenário
Força e Honra... Sempre...

Fonte:
http://www.b17queenofthesky.com/paintba ... ators.html
avatar
jniche
CORONEL
CORONEL

Mensagens : 323
Pontos : 8020
Data de inscrição : 31/10/2010
Idade : 41
Localização : Viamão

Voltar ao Topo Ir em baixo

reguladores de pressão

Mensagem  Alexandre Hernandez em Qui Nov 04, 2010 4:57 pm

parabens pela matéria otimo trabalho bem claro e explicativo
avatar
Alexandre Hernandez
CAPITÃO
CAPITÃO

Mensagens : 100
Pontos : 7733
Data de inscrição : 31/10/2010
Idade : 42
Localização : Rio Grande - RS

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Reguladores de pressão

Mensagem  Snake em Qui Nov 04, 2010 7:26 pm

pombas, muito boa a matéria hein Jader..
parabéns!!! Smile
avatar
Snake
CORONEL
CORONEL

Mensagens : 436
Pontos : 8184
Data de inscrição : 29/10/2010
Idade : 32
Localização : Ivoti

http://www.paintballrs.blogspot.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Reguladores de pressão

Mensagem  Admin em Seg Nov 15, 2010 6:16 pm

PARABENS ! OTIMA MESMO HEIN...GANHOU 10 ESTRELINHAS ( COMO NO TEMPO DO COLEGIO UASHUASHUHSA )
avatar
Admin
Admin

Mensagens : 207
Pontos : 7950
Data de inscrição : 29/10/2010
Localização : Rio Grande do Sul

http://paintballrs.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Reguladores de pressão

Mensagem  Braga em Dom Maio 20, 2012 5:28 pm

putz....show de bola! ctrl+c e ctrl+v na página do grupo... com créditos claro!!!


parabéns!
avatar
Braga
SOLDADO
SOLDADO

Mensagens : 21
Pontos : 6218
Data de inscrição : 21/02/2012
Idade : 41
Localização : Pelotas

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Reguladores de pressão

Mensagem  ismaelzanetti em Ter Maio 22, 2012 6:50 am

Estou começando agora no paintball e foi de muita valia para mim, tanto para prevenção como para conhecimento...
Muito bom mesmo valeu...
avatar
ismaelzanetti
RECRUTA

Mensagens : 3
Pontos : 5961
Data de inscrição : 10/05/2012
Idade : 30
Localização : Viamão

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Reguladores de pressão

Mensagem  altobass em Ter Maio 22, 2012 7:30 am

Comprei um no ML, parecido com o RAP4/AG1 com um Manômetro de 300psi e quando abri a válvula on/of o Manômetro foi pro saco e pior q procurei outro que aguente maior pressão e nada, acho que um com 1500psi deve resolver para um cilindro de 20 oz.
avatar
altobass
TENENTE
TENENTE

Mensagens : 77
Pontos : 6349
Data de inscrição : 27/01/2012
Idade : 47
Localização : Porto Alegre / RS

http://www.werewolves.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Reguladores de pressão

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum